4 Tipos de Fé e a Nossa
Marcadores:
diego.bacon.
Sabe uma coisa que me impressiona nas histórias da Bíblia é a mudança de postura de muitos vasos de Deus no decorrer de sua história. Como eles se portam em momentos de pura dependência de Deus e como do nada eles estão na maior “bad” do mundo.
Como assim? Simples. Caras como Elias, Davi, Abraão, Pedro, Jó, Jonas e etc., em nossa convicção, nunca titubiariam ao serem colocados a prova na provisão do Senhor. Mas não é isso que a Bíblia nos mostra. Todos esses deram vacilos enormes, cada um a seu tempo esqueceu das coisas que Deus estava mostrando a eles e agiu de próprio impulso, por conta própria. E como eles podem ser considerados exemplos de FÉ?
A resposta novamente é básica. Leiam esse versículo: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos…” (Tg 5:17a). Mano, você sabe o que esse cara passou? Ele foi usado por Deus para falar contra o rei Acabe de Israel, na época mais tensa possível, com uma rainha que foi comparada ao próprio diabo, em Apocalipse.
Outros caras que passaram um belo aperto: Jonas. Ele tinha a simples tarefa de ir ao povo mais perverso da terra, onde diz que a malícia do povo subiu até Deus, e ele tinha que dizer que eles estavam errados. Noé. Tinha que construir um barco em um deserto e ainda tinha que dizer a toda sociedade que sua existência estava com dias contados, pois ia chover a ponto de inundar tudo. Abraão, em minha opinião, é o vencedor. Tinha que acreditar numa voz que nunca ouvira na vida, para ir até um lugar que não conhecia, pois ali ele formaria uma nação, sendo que ele nunca teve filhos e já era velho.
Se quisermos listaremos muitos outros exemplos da incoerência dos fatos com a atitude que deviam tomar. Mas quero só observar esses 4 exemplos.
Começando por Jonas. O cara era profeta, conhecia muito a Deus, até o ouvia em claro som, mas o que ele fez de primeira ao receber sua missão? Ele fugiu. Sabe por quê? Porque ele sabia que ia dar certo. Ele tinha certeza que o povo de Nínive ia ser perdoado, mas ele não queria isso. Ele queria o castigo para aqueles homens, queria que Deus agisse segundo suas convicções. Às vezes somos assim também, temos certeza de que Deus está dizendo o que fazer, mas não queremos. Não queremos perdoar nossos pais, pois achamos que não merecem só porque não conhecem a Cristo e agem de forma errada. Não queremos falar de Deus para nossos amigos, pois eles podem descobrir o que fazemos de verdade no sábado a noite. Essa é a fé que Jonas teve, mas no fim ele obedeceu e a gente tem obedecido, mesmo fora de nossa vontade?
Abraão tentou acelerar o processo de Deus. Por quê? Pois teve fé na promessa, mas não no método dela. Sara já era velha, mas Abraão ainda tinha vigor pra gerar filhos, nada mais justo que seguir as tradições e ter um filho com Agar. Porém não era o plano de Deus e isso gerou conseqüências profundas, quem quiser estude a origem dos Islamitas vai encontrar essa história como o marco inicial. Abraão cria muito no Senhor, mas agiu com suas mãos, quando fazemos isso as coisas também podem ter rumos bem tensos. Exemplo é quando Deus dá um chamado para nós, como missões, e ao invés de estudarmos e nos preparar para a obra do Senhor, largamos tudo do nada e caímos de pára-quedas num lugar e nos decepcionamos por achar que Deus nos chamou para nada. Nós temos que estar prontos pra tudo, sim, mas temos que saber que as coisas não mudam de uma hora pra outra só porque Deus disse que vai acontecer, Ele age no tempo d’Ele e não no nosso, pra esperar tem que haver fé também.
Elias também se viu em uma situação bem intrigante, provar que só havia 1 Deus. (leia I Rs 18:17-40). E pra isso orou pra que Deus enviasse fogo do céu. Que prova de fé em Deus, ein?! Mas o que aconteceu com essa fé quando ele fugiu para se esconder, com medo de Jezabel? O mesmo cara que viu o fogo cair do céu teve medo. As vezes passamos por situações que vemos o impossível acontecer, mas ao chegar uma prova direta contra nós, morremos de medo. Deus não mudou, ele tem poder pra fazer água virar sangue ou vinho e tem também o poder de mudar a situação mais critica em favor dos que o amam. Elias se recompôs e voltou a experimentar o sobrenatural de Deus. E a gente, vai ficar com medo de uma perseguição na escola sendo que já vimos Ele agir para curar e libertar pessoas?
Por último Noé. Não há o que dizer dele, a não ser que é o exemplo da Fé que deu certo do começo ao fim. Deus destruiu a terra porque ninguém prestava. Só um homem mostrou graça diante do Senhor, Noé! Ele foi até o fim, perseverou no intangível e a partir dele foram geradas todas as famílias da terra. Que nossa fé seja desse jeito, inabalável, independente do porquê.
E como tem sido a sua fé? Será que Deus tem te chamado a caminhar com ele em cima das águas e você vai, mas no meio do caminho afunda como Pedro? Confie mais no Senhor, ponha em prática essa semana a sua fé e persevere independente do que passar.
Para terminar vamos completar o versículo que começamos a debater: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com insistência, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.” (Tg 5:17). Homem comum, como nós, mas confiou em um Deus, verdadeiro, único e poderoso pra fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Boa semana a todos.
![]() |
| fb.com/InfiltradosNoMundo |
![]() |
| @infiltradosINM |
{





