Perdão x Arrependimento
Marcadores:
Regis Terencio.
Nos outros dias foi falado principalmente de perdão para com o próximo. Hoje falarei do perdão que pedimos a Deus quando pecamos.
Sabe quando você cai em um pecado e ora pedindo perdão? Mas daí volta a cair e volta a cair, e volta a cair... E então isso se torna uma rotina. Você não quer fazê-lo, mas ao mesmo tempo que te faz mal, faz bem. Você está orando a Deus e pedindo perdão. Mas de certa forma você gosta do seu pecado. E quando cai de novo, ora pedindo perdão, porém já ora sabendo que vai cair de novo. Fica até estranho orar pela mesma coisa já sabendo que você estará orando por isso amanhã novamente. Enfim, é uma esquisitice embaraçosa.
No entanto isso acontece quando o pedido de perdão não está acompanhado de um real arrependimento. Um arrependimento que te faz doer a ponto de nunca mais querer repetir o que fez.
Lembro-me de certa ocasião quando eu estava na escola. Uma garota e um garoto do colégio conversavam por MSN. Ela foi pegando confiança e sendo seduzida por ele. Até que, em dado momento, quando a conversa já tinha atingido certo nível de intimidade e cumplicidade, ela resolveu enviar-lhe algumas fotos em que estava nua. Este era um 'presente' para seu amigo confidente. Ela estava totalmente seduzida por sua conversa e tinha certeza de que ele manteria em segredo. Ela estava REALMENTE arrependida pelo que fez. Acredito que nunca mais em sua vida ela não vai nem cogitar em fazer tal coisa novamente. Eu diria até que nem em MSN ela talvez não entre mais. Aquela atitude lhe trouxe uma dor e humilhação tão grande que ela jamais quer passar por aquilo de novo. Ela teve um real arrependimento.
Quando você se arrepende de verdade há alguns sintomas:
- Você sente uma terrível sensação de “Putz! Meu Deus, não acredito que fiz isso. E agora?”
- O desespero em reverter a situação, em tentar voltar atrás, é gigantesco. Mas já era, não dá pra reverter...
- Você cria uma grande aversão pelo que fez pois isso te trouxe uma péssima experiência interior.
- Você muda a sua forma de agir perante aquilo. Acontece uma mudança de atitude.
- Não passa nem perto da sua mente a possibilidade de voltar a fazê-lo. Você nunca mais quer sentir este terrível sentimento de arrependimento. Pelo menos, a não ser que você seja sádico, não vai querer sentir a dor de novo!
Portanto se você enfrenta tal situação, antes de pedir perdão, ore pra que Deus tê de um real arrependimento. Para que você sinta dor pelo que fez, de forma que não queira voltar a fazê-lo.
É claro que isto não é uma fórmula mágica, e pode acontecer de você um dia se esquecer e voltar a cair. Por isso é que minha oração é “Deus, dê-me um arrependimento que me marque de tal forma que eu nunca esqueça e que aconteça em mim uma real mudança de comportamento”. E então aguarde, pois seja física ou emocionalmente, mas vai doer. Mesmo!
Porém o bom é saber que, mesmo em meio à dor, se houver arrependimento, Ele te perdoará e estará ali para te consolar e te levantar. Dessa vez mais forte e vacinado contra esse vírus que te trouxe tanta dor.
“Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:32)
“Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado.” (Salmos 38:18)
E o conselho de Tiago quanto ao verdadeiro arrependimento:
“Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:8-10)
“Mas se o ímpio se converter [arrepender-se, mudar de atitude] de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá. Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18:21-23)
“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar.” (2 Coríntios 7:10)
“Eu, eu sou aquele que vos consola;....” (Isaías 51:12)
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,” (Atos 3:19)
“Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;” (2 Coríntios 1:6)
“Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.” (Salmos 119:50)Deus abençoe!
{