Agora. Este momento.

Marcadores: .

[Em seu livro Celebrando a Alegria, Velma Daniels fala da entrevista que fez com um homem que foi visitar os esquimós no Circulo Ártico. “- Nunca pergunte a um esquimó a idade dele. Se você perguntar, a resposta vai ser ‘não sei, não me interessa’. Se perguntar pela segunda vez, ele vai responder ‘quase isso’. ‘Isso, o quê?’, perguntou o homem. ‘Quase um dia.’”

A escritora perguntou então o significado dessa expressão. Ele disse que os esquimós acreditam que quando vão dormir à noite, eles morrem. Então, quando despertam pela manhã, ressuscitam e estão vivendo nova vida. É por isso que nenhum esquimó tem mais do que um dia de vida. Apesar de a vida ser difícil para eles, você nunca vai ver um esquimó preocupado ou ansioso. Eles aprenderam a viver “um dia de cada vez”.] (Momentos de Graça)

Gostamos de ficar lembrando de gerações passadas e cogitando sobre gerações futuras. E cada geração que passa essa mesma reflexão acontece. Mas como seria se, ao invés de viver do passado ou do futuro, focássemos em viver o presente: a nossa geração?

Não que sejamos muito diferentes dos que passaram ou dos que virão a ser. Sem tirar a vantagem de aprender com a experiência de gerações passadas, ou com a esperança de gerações futuras.

A verdade é que todas as gerações e quase todo o universo compartilha de nosso infortúnio. Se não conseguimos o que queremos, sofremos. E mesmo quando - de fato - conseguimos o que queremos, ainda sofremos. Pois não podemos prender o que temos pra sempre.


"- E, se tu fores um bom menino, te darei também uma corda para amarrá-lo (carneiro) durante o dia. E uma estaca para prendê-lo.  
A proposta pareceu chocá-lo:
- Amarrar? Que ideia estranha!
- Mas, se tu não o amarrares, ele vai-se embora e se perde...
E meu amigo deu uma nova risada:
- Mas, aonde pensas que ele vai?
- Não sei... Por aí... Andando sempre em frente.
Então o Pequeno Príncipe disse, muito sério:
- Não faz mal, é tão pequeno onde moro!"
(O Pequeno Príncipe)

Precisamos esvaziar todo o lixo que está em nossa mente nos prendendo ao passado ou ao futuro e viver o único momento que importa: agora, este momento.

Quando aprendermos a esvaziar a mente do passado e do futuro e nos dedicarmos 100% ao agora, descobriremos e nos surpreenderemos com o que podemos fazer e quão bem podemos fazer isso.

Esta não é uma mensagem “Carpe Diem”  : aproveite o dia fazendo o que der na telha, seja impulsivo e irresponsável. Não! Mas sim, viva o agora ao invés de ficar empacado e depressivo com “o que poderia ter feito” ou com o “mas e se não der certo?”. Triste não é morrer. Morrer é apenas uma transição (um pouco mais radical que a puberdade...!). Triste é que muitas pessoas passam uma vida inteira sem nunca ter vivido.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34
Quando pensamentos pertencentes ao passado ou ao futuro vierem te assolar, esvazie a mente. Preste atenção a tudo que está acontecendo a sua volta agora. Lembre-se que você faz parte da geração de hoje, e se continuar com a mente em outro tempo, sua geração vai passar sem que você tenha sequer notado. Viva a sua geração e seja uma influência neste momento!

Feliz Sábado!

PS: Pensamentos adaptados do filme Peaceful Warrior (Poder Além da Vida). Recomendo! Veja o trailer:

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST