Agora. Este momento.
Marcadores:
Regis Terencio.
[Em seu livro Celebrando
a Alegria, Velma Daniels fala da entrevista que fez com um homem que foi
visitar os esquimós no Circulo Ártico. “- Nunca pergunte a um esquimó a idade
dele. Se você perguntar, a resposta vai ser ‘não sei, não me interessa’. Se
perguntar pela segunda vez, ele vai responder ‘quase isso’. ‘Isso, o quê?’,
perguntou o homem. ‘Quase um dia.’”
A escritora perguntou então o significado dessa expressão.
Ele disse que os esquimós acreditam que quando vão dormir à noite, eles morrem.
Então, quando despertam pela manhã, ressuscitam e estão vivendo nova vida. É
por isso que nenhum esquimó tem mais do que um dia de vida. Apesar de a vida
ser difícil para eles, você nunca vai ver um esquimó preocupado ou ansioso.
Eles aprenderam a viver “um dia de cada vez”.] (Momentos de Graça)
Gostamos de ficar lembrando de gerações passadas e cogitando
sobre gerações futuras. E cada geração que passa essa mesma reflexão acontece.
Mas como seria se, ao invés de viver do passado ou do futuro, focássemos em
viver o presente: a nossa
geração?
Não que sejamos muito diferentes dos que passaram ou dos que
virão a ser. Sem tirar a vantagem de aprender com a experiência de gerações
passadas, ou com a esperança de gerações futuras.
A verdade é que todas as gerações e quase todo o universo
compartilha de nosso infortúnio. Se não conseguimos o que queremos, sofremos. E
mesmo quando - de fato - conseguimos o que queremos, ainda sofremos. Pois não podemos
prender o que temos pra sempre.
"- E, se tu fores um bom menino, te darei também uma corda para amarrá-lo (carneiro) durante o dia. E uma estaca para prendê-lo.
A proposta pareceu chocá-lo:
- Amarrar? Que ideia estranha!
- Mas, se tu não o amarrares, ele vai-se embora e se perde...
E meu amigo deu uma nova risada:
- Mas, aonde pensas que ele vai?
- Não sei... Por aí... Andando sempre em frente.
Então o Pequeno Príncipe disse, muito sério:
- Não faz mal, é tão pequeno onde moro!"
(O Pequeno Príncipe)
"- E, se tu fores um bom menino, te darei também uma corda para amarrá-lo (carneiro) durante o dia. E uma estaca para prendê-lo.
A proposta pareceu chocá-lo:
- Amarrar? Que ideia estranha!
- Mas, se tu não o amarrares, ele vai-se embora e se perde...
E meu amigo deu uma nova risada:
- Mas, aonde pensas que ele vai?
- Não sei... Por aí... Andando sempre em frente.
Então o Pequeno Príncipe disse, muito sério:
- Não faz mal, é tão pequeno onde moro!"
(O Pequeno Príncipe)
Precisamos
esvaziar todo o lixo que está em nossa mente nos prendendo ao passado ou ao
futuro e viver o único momento que importa: agora, este momento.
Quando
aprendermos a esvaziar a mente do passado e do futuro e nos dedicarmos 100% ao
agora, descobriremos e nos surpreenderemos com o que podemos fazer e quão bem
podemos fazer isso.
Esta
não é uma mensagem “Carpe Diem” : aproveite o dia fazendo o que der na telha,
seja impulsivo e irresponsável. Não! Mas sim, viva o agora ao invés de ficar
empacado e depressivo com “o que poderia
ter feito” ou com o “mas e se não der
certo?”. Triste não é morrer. Morrer é apenas uma transição (um pouco mais
radical que a puberdade...!). Triste é que muitas pessoas passam uma vida
inteira sem nunca ter vivido.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34
Quando pensamentos pertencentes ao passado ou ao futuro vierem
te assolar, esvazie a mente. Preste atenção a tudo que está acontecendo a sua
volta agora. Lembre-se que você faz
parte da geração de hoje, e se
continuar com a mente em outro tempo, sua geração vai passar sem que você tenha
sequer notado. Viva a sua geração e seja uma influência neste momento!
Feliz Sábado!
PS: Pensamentos adaptados do filme Peaceful Warrior (Poder Além da Vida). Recomendo! Veja o trailer:
{