Just me?

Marcadores: .
Tomar um passo de fé de servir a Deus já é algo não muito fácil. Há de se levar em conta muitos fatores e decidir isso no mais profundo do coração. E, tanto quanto importante, contar com pessoas que te ajudem e apóiem nessa nova caminhada de vida.

Mas e quando não temos esse ombro amigo tão perto assim? Ou quando os que estão a sua volta não pensam de igual modo a sua nova postura? Pior ainda, e se aqueles que te cercam dia a dia condenam essa decisão e fazem de tudo para que mudes de idéia?

Em poucas palavras: “O que fazer quando se está só no barco”?

Pois existem vários tipos de postura a se tomar, com n maneiras de seguir o rumo certo sem tombar o navio. Porém faremos uma síntese e traremos as respostas baseadas em três posições a tomar, e claro exemplificando uma a uma.

1º passo: Não tenha medo.

Após ter orado e visto fogo cair do céu e consumir todo o altar, assim como exterminar os 400 profetas de Baal, Elias foge para o deserto com medo do que Jezabel pudesse fazer com ele. Sim, mesmo sabendo que o Senhor poderia enviar novamente fogo do céu para protegê-lo, Elias apressa-se para sair daquela situação de risco.

E quando Deus se apresenta para ele perguntando que estava fazendo ali, por que tinha fugido, Elias responde essas palavras:
“E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem”. (I Rs 19:14)
Estava apavorado pela hipótese de estar só. Sua cabeça não via modos de lutar sozinho, desconsiderando que Deus estava por ele também. Era o único “crente” da região.

Qual foi a resposta do Senhor? Essa:
“E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; (…) Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”. (I Rs 19:15a e 18)
Volta Elias, você não está só. Eu estou contigo e ainda ponho 7000 ao seu lado que estão conosco nessa mesma delicada situação. Mas nós vamos vencer! – parafraseando o Senhor a Elias – Simplesmente não tenha medo e toma o caminho que te coloquei.

2º passo: Em todo tempo, louve ao Senhor.

As pessoas viam que Daniel estava tendo sucesso em tudo o que fazia e que a cada dia o rei o honrava mais. Inevitavelmente a inveja apareceu e de todas as maneiras armavam para que tropeçasse, mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Dn 6:4b).

Então numa idéia brilhante criaram uma lei, a qual faria que Daniel negasse a Deus e não o adorasse, mas sim ao rei Dairo. Vejamos a reação de Daniel:
“Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. (Dn 6:10)
Daniel não mudou de postura só porque seria prejudicado com o que ele sabia que era o certo a se fazer, e foi condenado por essa correta postura!

Condenado por fazer o certo? Sim, condenado na visão humana. Porém Deus tinha o controle de tudo, e mesmo que Daniel não fosse liberto da cova dos leões, tenho certeza que o nome do Senhor seria glorificado da mesma forma. Da mesma forma vejamos o que aconteceu:
“O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”. (Dn 6:22)
Em nenhum momento Daniel negou adorar a Deus, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar muito mais que seu cargo político.

3º (e último) passo: Deixe Deus te usar.

Um jovem garoto, que foi discipulado por um dos maiores modelos da fé cristã, ouviu de seu mentor, depois de tantas lições e lições, a seguinte frase:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (II Tm 2:15)
Timóteo já tinha tanta informação do que era ser um modelo de conduta, ou do que fazer em inúmeras situações. Por isso Paulo resume seu ensino nessa frase: Timóteo, deixe Deus te usar, só se entregue nas mãos d’Ele e veja na prática tudo que o tenho ensinado.

Paulo ainda completa, que ele deveria se apresentar sempre buscando estar puro, santificado, e apresentando sua maior arma nas mãos, a Palavra de Deus. Que é exatamente o que nós temos que fazer diante do Senhor, nos entregar com as armas que Ele nos dá, para sermos usados e guiados por ele.

Assim, não importa onde estivermos, ou quem esteja a nossa volta, ao lembrarmos que Aquele que é por nós é maior do que qualquer circunstância, qualquer cova e qualquer punição. Por isso não devemos ter medo e adorar a Deus em todo tempo, sempre entregue em suas mãos!

Que o Senhor nos ajude a crer n’Ele por mais duro que seja. Com cristo no barco, tudo fica bem melhor!

E lembre-se, assim como Daniel, o melhor jeito de impactar os que nos cercam é ser um exemplo.

Tenha uma ótima semana.

PS: Parabéns se você leu até aqui, porque tive até que resumir.. hehe XD

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST