O som dos sentimentos...
Marcadores:
Paulo (Brother) Junior.
Particularmente
eu gosto muito de músicas. Elas fazem parte do meu cotidiano e da minha
identidade. Cada uma com o seu ritmo, melodia e trilha sonora compõe cada
momento. Mas que tipo de música ouvir? Sendo cristão, eu só devo ouvir hinos e
louvores?
Na
realidade, a resposta à essa pergunta não é um mero “ouvir musica secular é
pecado!” ou “não é pecado!”, a questão vai um pouco mais além.
Primeiramente
devemos nos perguntar; o que é pecado?
"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." (I João 3:4)
Assim,
mediante a esse e outros versículos, vemos que o pecado é o que nos afasta de
Deus e da Sua vontade.
Surge
então outra pergunta; a música que eu escuto pode me afastar de Deus?
Certamente
essa resposta é sim, a música pode nos afastar ou nos aproximar de Deus. Logo,
algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto outras não seriam.
Com
base em uma frase de uma cantora chamada Zoe Lilly, que diz: “A música é o som
de sentimentos.” Também devemos pensar nos aspectos emocionais que as músicas
carregam. Afinal, a música é um encadeamento de sons que nos influenciam,
criando estados mentais, levando nossa mente a fazer associações com situações
ou momentos já vividos, alterando aspectos fisiológicos e sugerindo ideias,
sentimentos e sensações.
Ao
analisarmos a mensagem e a influencia que a musica traz é que devemos responder
se essa está me afastando ou me aproximando de Deus. Assim, escolher as músicas
que ouvimos é fundamental, e discernir as consequências e influencias que elas
têm em nós é de extrema importância.
"A capacidade de discernir entre o que é reto e o que não o é, podemos possuí-la unicamente pela confiança individual em Deus. Cada um deve aprender por si, com auxílio dEle, mediante a Sua Palavra. A nossa capacidade de raciocinar foi-nos dada para que a usássemos, e Deus quer que seja exercitada." (E. G. White, Educação, p. 231)
Qual tem sido a sua prática, realmente tudo que entra pelos seus ouvidos tem glorificado a Deus?
o desafio é não pecar e estar adorando a Deus, se não está sendo desta forma, ainda dá tempo de consertar!
Que a musica na sua visa seja uma benção !
Deus abençoe, boa semana!
{

