Chiclete mental

Marcadores: .
Começaremos essa semana com duas simples perguntas: Você masca chicletes? Se sim, isso mata a sua fome?

Existem vários tipos guloseimas no mercado hoje, e uma das mais consumidas é a goma de mascar, vulgo chiclete. Nada mais simples que um pedaço de borracha com corantes e aromatizantes de diversos tipos, que deixa um gosto na boca por alguns minutos e logo em seguida transforma-se em pura resina.

Muitos o consomem por sentir o gosto açucarento, outros para mudar o hálito, dizem alguns até que para limpar os dentes. Seu consumo é vastamente difundido e também largamente criticado por profissionais da área da saúde. Mas porque estamos falando disso? Veremos já já.

Há uma parte desses profissionais que aponta o fator gástrico do sistema, pois quando colocamos algum alimento na boca, nosso cérebro reconhece o sabor do tal e envia uma mensagem ao estomago dizendo que logo vai chegar uma quantidade de substância a ser processada, por sua vez este libera um suco gástrico específico por cada tipo de informação recebida. Caso não chegue alimento algum essa substância altamente ácida resta dentro do estomago por um tempo sem ter o que consumir e ao longo do tempo pode causar feridas à parede do estomago, entre outros agravantes.

Outra ala aponta para o fator açúcar nos dentes, que se não bem limpo em seguida pode gerar cáries e etc.. Mesmo os chicletes que não contem açúcar, geram outros inconvenientes, como o citado acima, ou, em casos extremos, vício.

A questão é: chiclete não é alimento, nem tão pouco produto dental. Não dá para fazer uma refeição de gomas de mascar, muito menos deixar de usar escova, pasta, fio dental e enxaguante crendo que o chiclete resolverá tudo.

Analisar esse “escape alimentar” é gritante e tangente ao extremismo, contudo se fizermos um paralelo com outras coisas de nossa vida, vemos que inúmeras vezes usamos o recurso chiclete mental. Que consiste na simples superficialidade do prazer ou no método rápido de alcançar algo.

Ao invés de esperar a boa solução, recorremos a algo que sabemos que não é realmente uma resposta a nossa necessidade e voltamos a fazer outras tantas vezes.

Um exemplo é a pornografia, ela simula algo maravilhoso que o Senhor criou para o homem e a mulher. Algo que realmente é um presente d’Ele a humanidade e que foi feito para transformar duas pessoas em uma só, e contemplar do prazer “máximo” que o corpo humano pode produzir.

Mas o chiclete está ai, e é de fácil utilização e fácil de encontrar. Está na internet, nas revistas, na televisão, no papo da escola ou do trabalho, vê-se nas ruas ou até mesmo a sós, nossa cabeça é capaz de produzir cenas das mais mirabolantes que desviam nossa atenção.

Ninguém é isento desse contato, entretanto, não é por não estar isento que a pressão sobrepassa o domínio próprio. E reconhecer o fato de não estarmos isentos é um grande passo para seguir um princípio bíblico muito interessante:
“Foge também das paixões da mocidade;…” (II Tm 2:22a)
“… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7b)
O Senhor nos convoca a fugir das tentações e a resistir o diabo, não o contrario. Ele não diz, olha foge do diabo que ele quer te pegar, e resista a pressão das coisas que te oferecem. Não, Ele já venceu o inimigo e quer que nós vençamos ao Seu lado também, por isso mesmo o versículo da epístola de Tiago começa com “Sujeitai-vos, pois, a Deus”, pois se estivermos sujeitos a Seu poder Ele nos guardará.

O que parte de nós é não dar brechas, e para dar brechas temos que estar perto do que faz nossa guarda baixar, se fugirmos do que nos faz relutar, seguiremos fortes e protegidos pelo sangue do Cordeiro.

Jamais mascar um chiclete de melancia, por mais formato, cor e sabor de melancia ele tenha, será o mesmo que provar uma bela fruta verdadeira. A masturbação, o sexo fora do casamento, o beijo por puro prazer não importando quem ou “quem’s”, tudo isso é descartável e gostoso, sim, mas logo começa a mostrar a sua cara e os problemas associados.

Dá trabalho portar uma escova, pasta e fio dental dentro da bolsa só para depois de uma refeição ajeitar o hálito e fazer a correta higiene, porém sempre será a melhor e única resposta. Da mesma forma é difícil querer esperar para ver quão bom é o que Deus preparou para nós, se dá para ter a mostra grátis agora, mas só quem espera vê que VALE A PENA!

Paulo dá um conselho para Timóteo além de dizer para ele fugir, ele segue:
“… e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. (II Tm 2:22b)
Esses são aqueles que podem te ajudar a seguir forte e não permitir que caias em tentação. São os quais também se desviam do mal e fogem de tudo o que é impuro.

Reflita essa semana nesse tema, não só na parte da pornografia, mas em tudo o que está deixando de provar o verdadeiro alimento para consumir algo momentâneo e vazio.

Que o Senhor nos guarde do mal e nos fortaleça em tempos de tribulações.

Tenha uma ótima semana. Abraços!!!
fb.com/InfiltradosNoMundo

@infiltradosINM

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST