Daqui a pouco...
Marcadores:
diego.bacon.
Infelizmente temos esses
costumes. Queremos sempre antes o que é mais fácil, o que “dá menos trabalho”,
e a qualidade da tarefa principal é deixada de lado.
E nem estamos discorrendo sobre o
tema espiritual, mas se entrarmos, quantas vezes separamos momentos do nosso dia
para estudar a fundo a Bíblia, ou a fechar a porta do quarto para orar e clamar
a Deus?
Já ouvi muitos dizerem que
precisariam de 30 horas por dia para ter tempo de fazer tudo o que deve ser
feito. Mas discordo profundamente dessa visão. Pois se não conseguimos gerir 24
horas, não saberíamos gerir tais 30. Concordo que haveria mais tempo por dia
para fazer mais coisas, mas a proporção de tempo para as coisas irrelevantes
não seria alterada.
Deus criou o tempo, e Ele faz as
coisas perfeitamente calculadas. Nosso corpo não aguentaria ficar acordado mais
seis horas diárias, para quitar o atraso de tarefas postergadas. Nós teríamos
que trabalhar mais, estudar mais, haveriam mais tarefas a se fazer o que, no
fim de tudo, transformaria 30 horas em pouco tempo para se fazer tudo.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”. (Ec 3:1-8)
Esse é um dos textos mais
conhecidos no mundo a respeito do tempo, mesmo fora do ambiente cristão. A
referência salomônica sobre o particionamento das horas, eras e momentos é clássica,
pois diz claramente como devemos qualificar nosso tempo.
Há tempo para tudo! Há tempo para
relaxar e de fazer coisas como ver páginas de relacionamentos, emails, notícias
úteis ou fúteis, jogar vídeo game ou assistir a um seriado ou filme. E isso é
saudável.
Contudo, há também tempo de
estudo, de trabalho, de dedicação a tarefas não tão agradáveis. Tempo de deixar
a preguiça de lado, dobrar as mangas e colocar a mão na massa.
"Vou dormir um pouco", você diz. "Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco", mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado. (Pv 24:33-34)
E, retornando a um conceito mais
espiritual, temos que ter períodos de qualidade individuais com Deus. Assim
como dormir, comer, beber, tomar banho ou escovar os dentes é imprescindível numa
vida cotidiana, alimentar o espírito também o é.
É possível deixar de comer um
dia, mas debilitamos nosso corpo quando o fazemos. De forma análoga é possível
não dormir, mas nossos reflexos e nossa força são afetados. Deixar de fazer
qualquer uma dessas coisas é plausível, mas geram consequências sobre nosso
corpo. Como também comer sem uma base nutritiva controlada faz mal, por
exemplo.
Com Deus igual. Se não nos
alimentarmos diariamente de sua Palavra, nosso espírito fica desnutrido. Se
dermos qualquer coisa para ele também, haverá problemas sérios ao decorrer do
tempo.
Como tem sido seu tempo? Como
tens dividido seu dia? Que reflitamos sobre a qualidade de nosso tempo em todas
as áreas de nossa vida, principalmente na nossa vida com o Senhor.
Tenha uma ótima semana e seja um
mordomo do seu tempo de aqui para diante.
Abraços. Deus os abençoe.
{
