Daqui a pouco...

Marcadores: .
Você já teve aquela sensação de que o tempo voou, enquanto tinha que fazer algo super importante, e no final não teve tempo para fazer direito? Por um acaso já disse pra si mesmo: “daqui a pouco eu faço isso”? Ou mesmo sem dizer, gastou tantas horas fazendo atividades secundárias que o que deveria ser feito, foi mal feito ou nem foi cumprido em si.

Infelizmente temos esses costumes. Queremos sempre antes o que é mais fácil, o que “dá menos trabalho”, e a qualidade da tarefa principal é deixada de lado.

E nem estamos discorrendo sobre o tema espiritual, mas se entrarmos, quantas vezes separamos momentos do nosso dia para estudar a fundo a Bíblia, ou a fechar a porta do quarto para orar e clamar a Deus?
Já ouvi muitos dizerem que precisariam de 30 horas por dia para ter tempo de fazer tudo o que deve ser feito. Mas discordo profundamente dessa visão. Pois se não conseguimos gerir 24 horas, não saberíamos gerir tais 30. Concordo que haveria mais tempo por dia para fazer mais coisas, mas a proporção de tempo para as coisas irrelevantes não seria alterada.

Deus criou o tempo, e Ele faz as coisas perfeitamente calculadas. Nosso corpo não aguentaria ficar acordado mais seis horas diárias, para quitar o atraso de tarefas postergadas. Nós teríamos que trabalhar mais, estudar mais, haveriam mais tarefas a se fazer o que, no fim de tudo, transformaria 30 horas em pouco tempo para se fazer tudo.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”. (Ec 3:1-8)
Esse é um dos textos mais conhecidos no mundo a respeito do tempo, mesmo fora do ambiente cristão. A referência salomônica sobre o particionamento das horas, eras e momentos é clássica, pois diz claramente como devemos qualificar nosso tempo.

Há tempo para tudo! Há tempo para relaxar e de fazer coisas como ver páginas de relacionamentos, emails, notícias úteis ou fúteis, jogar vídeo game ou assistir a um seriado ou filme. E isso é saudável.

Contudo, há também tempo de estudo, de trabalho, de dedicação a tarefas não tão agradáveis. Tempo de deixar a preguiça de lado, dobrar as mangas e colocar a mão na massa.
"Vou dormir um pouco", você diz. "Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco", mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado. (Pv 24:33-34)
E, retornando a um conceito mais espiritual, temos que ter períodos de qualidade individuais com Deus. Assim como dormir, comer, beber, tomar banho ou escovar os dentes é imprescindível numa vida cotidiana, alimentar o espírito também o é.

É possível deixar de comer um dia, mas debilitamos nosso corpo quando o fazemos. De forma análoga é possível não dormir, mas nossos reflexos e nossa força são afetados. Deixar de fazer qualquer uma dessas coisas é plausível, mas geram consequências sobre nosso corpo. Como também comer sem uma base nutritiva controlada faz mal, por exemplo.

Com Deus igual. Se não nos alimentarmos diariamente de sua Palavra, nosso espírito fica desnutrido. Se dermos qualquer coisa para ele também, haverá problemas sérios ao decorrer do tempo.

Como tem sido seu tempo? Como tens dividido seu dia? Que reflitamos sobre a qualidade de nosso tempo em todas as áreas de nossa vida, principalmente na nossa vida com o Senhor.

Tenha uma ótima semana e seja um mordomo do seu tempo de aqui para diante.

Abraços. Deus os abençoe.

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST