Shiu!!!
Marcadores:
Paulo (Brother) Junior.
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se." (Tiago 1:19)Temos uma dificuldade gigantesca em ouvir o que o outro nos trás.
Comumente, enquanto o outro ainda está
falando, já estamos maquinando a resposta, quando a pessoa só está querendo
desabafar.
A fala é um dos meio que usamos para colocar para fora conteúdos internos
e esse ato é muito importante para o desenvolvimento emocional, por isso devemos
estar prontos para ouvir – OUVIR.
Ouvir nos torna compreensíveis,
pois temos a possibilidade de conhecer as razões e as motivações das pessoas,
quebrando mal entendidos e assim manter a paz com todos.
Outra questão mencionada no
versículo é a facilidade de falar coisas desnecessárias, impróprias... Que
sempre gera um grande mal-estar – é o famoso “falar demais”.
Quem é que nunca
se viu nessa situação: “Quando eu vi, já tinha falado”, ou então nunca se
perguntou: “Porque que eu fui dizer isso?”.
Muitas vezes, no calor da emoção,
pessoas descarregam palavras de ódio, violência e calúnia ao próximo. Em
momentos assim, não se pensa no que essas palavras podem acarretar na vida do
outro. Palavras são como tijolos, se usadas bem servirão para a construção e
edificação, mas se mal usadas, elas ferem.
Quando cada um identifica os seus
limites através de um autoconhecimento, aprende-se a lidar com a ira. Não que esse
sentimento não aparecerá, mas atitudes destrutivas que poderiam acontecer são
evitadas.
Que em todos os nossos dias, Deus
nos ajude a sermos prontos para ouvir o outro, a abrir as nossas bocas para
liberar vida e que somente a Paz reine em nós. Amém!
![]() |
![]() |
|
| fb.com/InfiltradosNoMundo | @infiltradosINM |
{

