Eu Sou Culpado sim!
Marcadores:
rantoniolli.1.
Muitos de nós leva a palavra arrependimento sempre que a expomos, a vemos pregada a um nível legalista, acusador que nos faz sentir culpa e se corroer por dentro. Isso não passa de realçar o remorso que há na culpa e elevá-lo a um ponto de tomarmos uma posição diante das pessoas, para que no fim das contas ele seja exposto diante de Deus. O processo tem sua eficácia, mas definitivamente, não é arrependimento.
O que me fez refletir muito a respeito disso foi a forma como sempre ouvi a respeito de arrependimento, mas nunca havia refletido profundamente a respeito de como o penso e como ele se aplica a minha própria vida e como irei expor seus conceitos e aplicações.
Sempre que fazemos algo errado, é evidente que temos a consequência deste ato, as vezes ela vem imediatamente, afeta relacionamentos, levamos bronca, somos suspensos ou castigados. Enfim, sempre arcamos com a consequência, por mais imediatas ou prolongadas que elas venham a acontecer.
O fator principal e que devemos destacar é que arrependimento é NECESSÁRIO para perdão de pecados. Se apenas erramos, podemos carregar o remorso e nos desculparmos com as pessoas e nos livrar das culpas com certa naturalidade e sem nenhuma dificuldade. Mas se há pecados envolvidos, além das consequências sem dúvida nenhuma a unica forma de nos livrarmos deste "peso" é o arrependimento. Isto é um fato, uma doutrina e uma verdade que nunca mudará.
O fato de termos cometido um tipo de pecado é, e dizer que quando nos arrependemos NÃO VOLTAMOS a cometê-lo, é um erro de proporções desastrosas.
Todos temos falhas e áreas em nossas vidas que temos uma certa fraqueza, alguns com mentiras, outros com a bebida, outros com pornografia, outros com traição, outros com desobediência aos pais, e não param por aqui, temos dezenas, senão centenas de áreas que podemos ser fracos, deficientes. Um outro fato que não podemos fugir é que as vezes nós sabemos disso, de nossos defeitos, inclinações e maiores dificuldades , mas não reconhecemos nossa fraqueza ou até mesmo a negamos. Um outro fato é que Deus sabe disso e não podemos enganá-lo ou tentar ludibriar e criar uma máscara para situação, Elesabe! Ainda outro ponto que devemos ainda mais estar atentos é que o Inimigo também sabe disso e este é o maior peso que vamos carregar quando se trata do nosso relacionamento com Deus.
O que quero evidenciar aqui é que quanto mais lutamos contra a nossas dificuldades, contra a nossa fraqueza em relação ao pecado há mais duas forças atuando além dos nossos pensamentos e consequências dos nossos atos. A primeira delas é a força do inimigo, nos acusando, nos pesando, nos colocando culpa, nos fazendo sentir horríveis. A segunda é Deus querendo que nos reconciliemos como Ele, e nos chama ao arrependimento, que literalmente é nos afastar desta nossa deficiência o Desejo do Senhor é que nós reconheçamos que erramos e coloquemos diante dele as nossas debilidades, anseia que possamos nos prostrar, rasgar nosso coração na presença dEle reconhecendo o quão miseráveis somos, tentando sim, não reproduzir o nosso erro, o nosso pecado. Isto acontece, mas não de forma com que o inimigo nos coloca, que seremos condenados, que seremos coagidos, que somos imprestáveis, inúteis e não importa o que faremos, nunca alcançaremos a graça de Deus, este pensamento e pressão do inimigo não reflete que somos cobertos pelo sangue de Cristo, e que ele levou sobre si todas as nossas culpas e nos concedeu MISERICÓRDIA, não apenas perdão inicial e depois um sermão e um dedo apontado a cada erro nosso, misericórdia significa que é algo que não merecemos, mas que o Senhor nos concede a cada manhã.
Por isso, não deixe que o remorso pese no seu coração de tal forma que o afaste de Deus, aproxime-se dEle e clame pelo perdão e abrace sua misericórdia que se renova a cada manhã. Não se iluda achando que repetindo pecados, não é digno da graça de Deus, a atitude de pecar é carnal, humana, mas que faz depois que comete o erro, se clama pelo perdão e pela misericórdia de Deus, ou continua cometendo pecado é o que vai determinar o seu futuro espiritual.
Renda-se a Deus, não permita que o remorso se acomode em seu coração, o tornando insensível para o pecado, a ponto de nunca mais pensar que precisa se arrepender e clamar pela intervenção de Deus em sua vida, uma alma cauterizada pelo pecado, não consegue enxergar a graça e o favor que Deus fez por nós. Abra os olhos.
Renda-se a Deus, não permita que o remorso se acomode em seu coração, o tornando insensível para o pecado, a ponto de nunca mais pensar que precisa se arrepender e clamar pela intervenção de Deus em sua vida, uma alma cauterizada pelo pecado, não consegue enxergar a graça e o favor que Deus fez por nós. Abra os olhos.
Que Deus nos ajude.
{


