Nárnia

Marcadores: .

Essa semana teremos a maior premiação do cimena mundial. Pra todo mundo que gosta de cinema, de filmes, esse é o evento mais esperado do ano. Os melhores filmes, melhores atores, melhores diretores e produtores são premiados com o Oscar!

Quem me conhece sabe: gosto de um bom filme. Sou cinéfilo mesmo, não nego. Gosto de assistir um bom filme. Aliás, gosto de assistir qualquer filme. Bons e ruins. E uma festa como o oscar é uma excelente maneira de descobrir bons filmes para ver.

É sempre bom quando podemos assitir alguma coisa que nos agregue algum valor pra nós. E é sobre isso que estamos falando essa semana. Sobre filmes que, ótimas fontes de entretenimento, conseguem trazer algo de útil para nossas vidas.

O filme que eu escolhi pra falar, apesar de um pouco antigo, é excelente: As Crônicas de Nárnia.

Pra quem não conhece, "As Crônicas de Nárnia" é uma série de sete livros escrita por um irlandês, Clive Staples Lewis (ou só C.S.Lewis). Isso entre 1940 e 1954! Desses livro surgiu a adaptação para o cinema, em 3 filmes.

Lewis era ateu e completamente avesso ao cristianismo. Na decada de 30 seu amigo John Ronald Reuel Tolkien, aquele mesmo, autor de "o Senhor dos Anéis", converteu-se ao cristianismo. Na verdade, por causa dessa amizade entre eles, Lewis foi um dos primeiro a ter acesso aos rascunhos dos livros do "Senhor dos Anéis".

Os livros de Nárnia são recheados de valores cristãos. Tudo bastante sutil, o que torna os filmes, segundo algumas pessoas. uma excelente forma de evangelismo. Valores esses como o amor, a coragem, a castidade, a amizade.

Além dos temas cristãos, os livros também fazem uso da mitologia grega e nórdica e dos contos de fadas para narrar suas histórias.

Os três filmes são excelentes, muito bem produzidos e com uma história envolvente. Não são filmes cristãos, mas tem pontos interessantes para se refletir. Existem sim valores cristãos evidenciados e isso faz toda a diferença na hora de se escolher alguma coisa para ver. Ler e estudar a Bíblia ajuda muito a entender as passagens de Nárnia.

Só não deixe se confundir com todos os rituais pagãos que são mesclados à história, baseie-se sempre na Palavra de Deus que é viva, atual e eficaz. Nenhuma outra literatura, filme, ou qualquer forma de arte deve substituir nossa leitura, meditação e conhecimento da Palavra.

Deixo um versículo para concluir o que disse aqui:
"Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda." (Filipenses 1:18)
Boa semana pra todos!
Deus abençoe

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST