Competitividade

Marcadores: .
Sempre fui um cara competitivo, não nego. Gosto de disputar prêmios, esportes, sorteios. Mas não chego nem perto de algumas que conheço. Tenho amigos que levam isso ao extremo! Transformam qualquer jogo de par ou ímpar em uma disputa de vida-ou-morte, ficam bravos se perdem e arrumam desculpas e maneiras para superar os adversários. Você conhece alguém assim?

Fato é que o ser humano gosta dessa situação: testar suas próprias habilidades, saber quem é "o" melhor em determinada tarefa. Às vezes essa tarefa é levar uma bola, somente com os pés, até uma área estabelecida, passando por seus adversários, até marcar um ponto, ou gol. Outras vezes, essa tarefa é dar todas as voltas determinadas em um circuito asfaltado com um carro de motor super-potente no menor tempo possível. Ou ainda, a tarefa é quem mais se concentra para pegar um arco, munido de uma flecha para acertar precisamente um alvo à uma certa distância. Há ainda quem tenha por tarefa correr de um lado de uma pista ao outro, com as próprias pernas, no menor tempo possível. Para desenvolver suas habilidades, para se destacar entre os demais, e também pela diversão de uma boa disputa foi que o ser humano criou esse negócio chamado esporte.

Há quem diga que esse sentimento competitivo libera todos os sentimentos do homem. Bons e maus. Você já viu como um jogador de futebol xinga e esbraveja quando está no calor da partida e as coisas não saíram como ele queria? Conheço gente que muda completamente sua personalidade quando sofre uma falta, ou perde um lance dentro de campo.

Como cristãos temos que ser exemplos em todas as situações, inclusive nesses momentos de abalo emocional e competitividade à flor da pele. Mesmo no "calor da partida", temos que nos lembrar que somos  referências e que devemos agir como Jesus agiu, com mansidão e domínio próprio. Deus até da "uma forcinha" para aqueles que são fiéis a Sua palavra.

Um exemplo bem claro disso aconteceu no ultima edição da Liga dos Campeões da Europa. O Chelsea havia contratado o atacante Fernando Torres por 50 milhões de libras (cerca de R$ 140 milhões), mas o atacante não estava em uma boa fase e já não marcava gols na Liga havia mais de 2 anos e meio. Naquele ano ele havia marcado apenas 3 gols pelo time.

AP - esporte.ig.com.br
Sabendo da má fase do colega de time, e das pressões que ele estava sofrendo por parte da diretoria do time por seu mal desempenho, o jogador David Luiz, brasileiro e evangélico, colocou a mão na cabeça do atacante e ali mesmo, dentro do campo, fez uma oração pelo colega.

A oração deu resultado e Fernando marcou 2 dos 5 gols que deram a vitória pro seu time. O Chelsea se estabeleceu como líder isolado do Grupo E, com 7 pontos depois dessa vitória.

David é um exemplo de cristão dentro do esporte. Em suas entrevistas ele não esconde que é cristão e que as decisões de sua vida são tomadas por Deus.

"Eu sou evangélico. Procuro agradecer sempre o que Deus me deu. O ser humano é falho, mas eu procuro sempre buscar acertar e fazer o bem, com pureza".
"Aprendi que só entrar em campo e jogar bola é pouco. Tem que entender o sentimento das pessoas, das crianças, das senhoras que torcem por nós. Busco sempre ter humildade, uma postura centrada, correta. Quero ajudar as pessoas, seja com um sorriso na rua, com um abraço ou com um bom jogo".
"Tenho vontade de voltar (pro Brasil), sim. Mas o meu futuro deixo nas mãos de Deus".
Podemos aprender como devemos ser exemplos em todas as situações, como podemos levar à luz do evangelho independente de onde estamos ou o que estamos fazendo. Podemos ver que a oração feita por alguém com o coração voltado ao Senhor, é atendida. Deus viu a fé de David e do Fernando que se prontificou a receber a oração e foi fiel para abençoar o atacante e honrar a fé de David.

Boa semana pra todos!
Fiquem com Deus!

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST