Decatlo

Marcadores: .

Esporte é algo incrível. Um misto de emoções, sentimentos, fundamentos, exercícios físicos e mentais. É um evento que reúne um grupo de pessoas em busca de um só objetivo, completar com dignidade a prova que lhe foi proposta, se possível com os louros da vitória.

Existem atletas de alto-nível que focam a todo custo à perfeição, a quebrar metas e paradigmas jamais sonhados antes.

Dentro desse mundo de combinações esportivas, existe uma competição em especial, que é considerada como a mais completa dentre todas a disputas chamadas olímpicas, que abrange o máximo de competências técnicas dos atletas e exige uma constância durante todo o embate, tal esporte é conhecido como Decatlo.

O decatlo deriva de um outro esporte, praticado nas antigas olimpíadas gregas, chamado Pentatlo, introduzida nos jogos no ano de 708 a.C.. Mas o decatlo tem 5 provas a mais que o pentatlo antigo.

Com todo tipo de desafio atlético, o decatlo traz desde exibição de força, como de resistência e precisão, com provas de corrida, salto e lançamento de projéteis.

Mas por que estamos falando tanto sobre o Decatlo? O que isso tem a ver comigo?

Paulo diz em II Timóteo 4:7:
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.
Paulo nos conta de um combate travado, de uma carreira cursada. E essa carreira é uma referência às corridas da época. Realmente um desafio, onde havia uma largada e uma linha de chegada.

Mas durante a corrida, Paulo passa por diversos embates, diversas provas durante o percurso da corrida. Das mais fáceis, até as mais difíceis. De dores a alegrias. Mas ele foi perseverante e lutou ate o fim.

Cada decatleta entra na competição com uma característica própria. Uns são melhores nas provas de velocidade, outros nas de demonstração de força. Não há ninguém que é melhor que todos os outros competidores em todas as modalidades. Contudo, o vencedor da prova deve batalhar para superar os seus limites em cada um de seus pontos fracos ou fortes.

Nós somos como decatletas, passamos, assim como Paulo, por uma longa jornada, por uma carreira. Passamos por provas completamente diferentes, por desafios que não estamos tão habituados a trilhar. Por momentos de resistência e por momentos de bonança. Porém, todos aqueles que batalharem e forem fieis, serão recompensados, e entenderão que a vitória não é só estar em primeiro lugar no pódio.

Paulo não nos diz que ele ganhou de alguém, ou que perdeu para outro alguém. Ele nos conta que ele completou a sua carreira. E nós temos que completar nossa carreira de igual forma.

Desafios virão e louros também. Mas o que contará no final é saber que guardamos até o final a fé e seremos exemplo para aqueles que estão vendo e procurando uma inspiração para começar a um dia “correr”.

Que Deus nos guarde a guardarmos nossa fé e a combater o bom combate!
Tenha uma ótima semana. Abraços!

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST