Além do Limite
Marcadores:
Filipe Lopes.
Ao ver o tema desta semana, pensei em um amigo que é de longe o que na minha opinião que tem mais propriedade para falar sobre o assunto. Meu amigo Filipe Lopes é filho de pastor, criado na igreja , um excelente tecladista, um expoente em informática e sabe exatamente como é ser tratado diferente dentro da igreja. Seja impactado com suas palavras e se o conhecer, será pela sua vida.
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." I Tessalonicenses 5:18
Em tudo dai graças… O texto de Paulo aos Tessalonicenses é o grande amparo em minha vida. Desde muito pequeno a Fé e a Esperança em Cristo têm feito a diferença na superação dos desafios do dia a dia.
Ser deficiente em um país como o nosso e em uma cidade como a nossa tem muitos desafios. Transporte público de baixa qualidade, quando encontramos ônibus adaptados enfrentamos a falta de preparo dos profissionais (motoristas e cobradores), prédios públicos sem adaptações, calçadas em péssima qualidade, a falta de consciência de muitos cidadãos e um dos maiores obstáculos: Eu mesmo como deficiente.
Acredito que um dos maiores desafios para um deficiente nos dias de hoje é ele próprio. Como eu me vejo? Quais as limitações que eu me imponho? Quais as limitações que eu realmente tenho? Como estão me vendo? Perguntas como essas não são respondidas por leis, nem por infraestrutura adequada nem uma família estruturada, apesar de acreditar que contribuem bastante.
Nesse ponto, dar graças a Deus por tudo sabendo que é a vontade Dele me ajuda a encarar esses questionamentos com outros olhos. A graça de Deus, que é para mim e para todo aquele que crê no Senhor Jesus me dá uma nova perspectiva.
Como me vejo? Sou criatura, feito a imagem e semelhança de Deus na devida maneira que Ele planejou para mim. Além disso, sou chamado Filho e não há nada mais confortante do que ter a certeza de que tenho um Pai como Deus..
E ter um Pai como Deus me faz rever completamente quais são as minhas limitações uma vez que a própria Palavra de Deus diz em Filipenses 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece". Hoje trabalho, estudo, tenho minhas atividades na igreja, amigos que me ajudam e apoiam e principalmente tenho um Deus que me sustenta e me leva a seguir em frente.
Concluo dizendo a vocês que tudo se trata da perspectiva com a qual vemos as coisas. Quando nos entregamos a Deus assumimos a sua perspectiva e tudo passa a ser diferente. Vem a minha mente um antigo cântico que transcrevo aqui que por si só expressa com propriedade o quanto Deus é determinante para que eu, apesar das minhas deficiências e limitações, busque sempre ir além:
"Esta paz que sinto em minh'alma
Não é porque tudo em mim vai bem;
Esta paz que sinto em minh'alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Não olho as circunstâncias,
Só olho seu amor (seu grande amor)
Não me guio por vista,
Alegre estou.
Este gozo que sinto em minh'alma
Não é porque olho ao meu redor;
Este gozo que sinto em minh'alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Ainda que a terra não floresça,
E a vide não dê o seu fruto;
Ainda que os montes se lancem ao mar,
E a terra trema, hei de confiar."
Em Cristo,
Filipe Lopes
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." I Tessalonicenses 5:18
Em tudo dai graças… O texto de Paulo aos Tessalonicenses é o grande amparo em minha vida. Desde muito pequeno a Fé e a Esperança em Cristo têm feito a diferença na superação dos desafios do dia a dia.
Ser deficiente em um país como o nosso e em uma cidade como a nossa tem muitos desafios. Transporte público de baixa qualidade, quando encontramos ônibus adaptados enfrentamos a falta de preparo dos profissionais (motoristas e cobradores), prédios públicos sem adaptações, calçadas em péssima qualidade, a falta de consciência de muitos cidadãos e um dos maiores obstáculos: Eu mesmo como deficiente.
Acredito que um dos maiores desafios para um deficiente nos dias de hoje é ele próprio. Como eu me vejo? Quais as limitações que eu me imponho? Quais as limitações que eu realmente tenho? Como estão me vendo? Perguntas como essas não são respondidas por leis, nem por infraestrutura adequada nem uma família estruturada, apesar de acreditar que contribuem bastante.
Nesse ponto, dar graças a Deus por tudo sabendo que é a vontade Dele me ajuda a encarar esses questionamentos com outros olhos. A graça de Deus, que é para mim e para todo aquele que crê no Senhor Jesus me dá uma nova perspectiva.
Como me vejo? Sou criatura, feito a imagem e semelhança de Deus na devida maneira que Ele planejou para mim. Além disso, sou chamado Filho e não há nada mais confortante do que ter a certeza de que tenho um Pai como Deus..
E ter um Pai como Deus me faz rever completamente quais são as minhas limitações uma vez que a própria Palavra de Deus diz em Filipenses 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece". Hoje trabalho, estudo, tenho minhas atividades na igreja, amigos que me ajudam e apoiam e principalmente tenho um Deus que me sustenta e me leva a seguir em frente.
Concluo dizendo a vocês que tudo se trata da perspectiva com a qual vemos as coisas. Quando nos entregamos a Deus assumimos a sua perspectiva e tudo passa a ser diferente. Vem a minha mente um antigo cântico que transcrevo aqui que por si só expressa com propriedade o quanto Deus é determinante para que eu, apesar das minhas deficiências e limitações, busque sempre ir além:
"Esta paz que sinto em minh'alma
Não é porque tudo em mim vai bem;
Esta paz que sinto em minh'alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Não olho as circunstâncias,
Só olho seu amor (seu grande amor)
Não me guio por vista,
Alegre estou.
Este gozo que sinto em minh'alma
Não é porque olho ao meu redor;
Este gozo que sinto em minh'alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Ainda que a terra não floresça,
E a vide não dê o seu fruto;
Ainda que os montes se lancem ao mar,
E a terra trema, hei de confiar."
Em Cristo,
Filipe Lopes
{
.jpg)