Metanoia

Marcadores: .
Com a bíblia vem diversas palavras complicadas que são muito pouco usadas mas que geralmente causa grande discussões.

Paulo com certeza  é um dos maiores exemplos que temos de amor devoção e tudo mais. Quando ele inicia o seu ministério tem com algumas divergências com o outro grande homem de Deus, Pedro.
Se a circuncisão era ou não era importante para gentios.

E ai se vai mais um apalavra esquisita com um significado mais esquisito ainda. Porque é importante eu saber disso?

Primeira coisa eu como bióloga vou trabalhar isso nesse ramo e vamos dizer que para um melhor entendimento que a circuncisão vem com duas abordagens diferentes no velho e novo testamento.

Uma curiosidade que foi até para mim, que ao pesquisar a palavra na Bíblia Online ela aparece  5 vezes no VT e 37 no NT.

Mas antes vamos entender o que é isso. Na verdade a circuncisão ainda é bem comum em nosso meio. Entre Judeus e não Judeus. Pode ser que você conheça por um outro nome chamado fimose.
No pênis existe uma “pelinha” chamada prepúcio. Foi uma aliança que Deus fez com Abraão. Nessa época era as pessoas eram politeístas e para representar quem estava seguindo ao grande EU SOU eles praticavam a circuncisão. É como se fosse uma marca.

Agora indo para o ponto de vista biológico. A fimose pode causar um “estrangulamento” no pênis, além que a falta de higiene pode causar diversas infecções. E já foi comprovado que mulheres casadas com homens circuncidados têm menos incidência de câncer do colo de útero.

Então eu entendo que em um ato Deus permitiu que duas coisas acontecessem. Tinha uma marca que mostrava que aquele era o povo dEle. E protegia esse povo contra as doenças de um lugar que vamos dizer não tinha a melhor das higienes.

Agora vamos para Paulo e Pedro. Os dois judeus tradicionais. Pedro entendia que a aliança deveria permanecer custe o que custar. Já Paulo vinha e falava sobre a circuncisão do coração.

Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15

Para você realmente entender o que significa isso. 

Não adianta nada você fazer algo só porque o seu pastor, líder ou discipulador esta falando. Ou até mesmo Deus se o seu coração estiver cheio de magoas e rancor. Se alguma coisa tem que ser tirada é tudo aquilo que esta no seu coração e não permita que esse coração seja igual o coração de Jesus. Afinal Ele não que se relacionar com o seu exterior, mas sim com o seu interior, pois, é nEle que o Espirito Santo habita.

Então chegou a hora de você entrar em uma metanoia e deixar a religiosidade de lado e buscar um verdadeiro, limpo e livre relacionamento com Deus.


Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST