COMBUSTIVEIS!
Marcadores:
Vitor Mattos.
“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda”
Provérbios 26:20
“O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono e
a água.
Dependendo das substâncias presentes e de quaisquer impurezas, a cor da chama e
a intensidade do fogo podem variar.
O fogo em sua forma mais comum pode resultar em incêndio, que
tem o potencial de causar dano físico através da queima.
Essa é a definição de fogo, dada pela Wikipedia, mas o que isso tem a
ver com nossa vida cristã? Simplesmente tudo! Vamos fazer uma analogia de cada
um dos elementos:
Combustível – Somos eu e você! E podemos ser de vários
tipos, essencialmente de lenha ou brasas ou de palha.
Comburente – na maioria dos casos é o oxigênio...
oxigênio, ar, sopro, isso te lembra algo? Exato! O Espírito Santo de Deus (o
Sopro de Deus) é o nosso comburente.
Se rolar uma química entre o combustível e o comburente, há a liberação
de CALOR, de LUZ!
Mas e agora? Estamos sendo palha ou lenha? Será que logo depois daquele
retiro, daquela pregação massa, a gente se incendeia rapidamente, queremos
mudar o mundo, contar sobre Cristo para todos, mas logo isso passa, nos
esfriamos, nos apagamos e então nos encontramos num estado pior do que aquele
que estávamos antes de termos sido incendiados?
A palha se queima muito facilmente, não é preciso de muita coisa e nem
de muita palha, qualquer faiscazinha já faz com que ela se incendeie mas dura
muito pouco e não é daqueles fogos mais chamativos, e brilhantes.
Já a
lenha, demora para ser queimada, é preciso muito trabalho em cima dela, é
preciso que ela esteja em contato com outras lenhas, e sempre colocando mais
lenhas nessa fogueira. Assim deveria ser a Noiva de Cristo! Cada um sendo
lenha, mas juntos fazendo parte da fogueira que se incendeia quando o Espírito
de Deus sopra sobre ela e que produz um calor e uma luz irradiante, que libera
produtos de reação (frutos).
Outra coisa que é importante ressaltar é que o fogo verdadeiro composto
por lenhas produz incêndio, e esse incêndio é mortal! Mortal pra quem? Mortal
para o nossa carne, para o nosso eu, nosso ego, para nossas paixões.Além
disso,em meio as cinzas de um incêndio podemos encontrar a chance de um
recomeço! As cinzas no Antigo Testamento
eram remetidas ao ato de "arrepender-se". Talvez hoje, você tenha
deixado esse fogo apagar e só restem cinzas.
Talvez, seja a hora de arrependimento em sua vida e tenha certeza que o
nosso Deus se alegra com um coração quebrantado e sedento pelo Seu Fogo.
"Digo-vos que assim haverá
alegria no céu por um pecador que se arrepende"Lucas 15:7a
Que nessa quarta-feira, você seja lenha na mão de Deus, que Ele sopre em
você e que você queime continuamente de paixão por Ele. Que você não se associe
com as palhas, mas esteja sempre em contato com outras lenhas, absorvendo e
produzindo fogo. Que dessa combustão possamos gerar frutos de arrependimento e
sermos reflexos da luz e da glória irradiante do Eterno.
Que Deus nos incendeie!
{
