Zaqueu, você e Deus
Marcadores:
diego.bacon.
Muitos conhecem a história de
Zaqueu, não!? Um homem razoavelmente pequeno, que no dia que Jesus passara por
sua cidade, subiu no topo de uma árvore para poder ver a Cristo. Sabemos também
que Jesus foi comer com ele e sua presença transformara a vida deste publicano
baixinho.
Mas e depois? O que será que
aconteceu com Zaqueu? Aquele foi só o primeiro momento. Jesus foi embora e o
novo estilo de vida ficou. Como poderia Zaqueu seguir esse modelo de vida honesto
e totalmente oposto à forma que vivera anteriormente?
E o endemoniado de Gadara? E o
cego de Jericó? E o leproso que voltou? E Pedro, Tiago, João, Zacarias,
Nicodemos, José, etc.?
Todos eles tiveram que recomeçar.
Se adaptar as novas maneiras.
Não está tudo registrado na
Palavra, mas certamente eles tiveram muitas dificuldades depois que o Senhor
passou pela vida deles. Foram tentados a fazer tudo aquilo que faziam antes.
Assim como Pedro e seus amigos tomaram suas redes outra vez depois da morte de
Jesus, Zaqueu pode ter inúmeras oportunidades de enganar seus “clientes” e
cobrar mais do que era justo.
O cego de Jericó já não podia
mendigar mais, tinha que fazer algo de sua vida. Nicodemos mudou seu conceito
de salvação, mas tinha outras dúvidas para sanar. O gadareno ficou com sua
família e deixou de ser o louco da cidade, que vivia em cemitérios, enfrentou o
preconceito e deixou seus velhos hábitos pra traz.
Quando o Senhor entra nas nossas
vidas a mudança não se dá em um dia. A salvação ocorre instantaneamente, ela é
imediata, com certeza, mas os costumes devem ser tratados diariamente, para não
voltarmos onde paramos.
Zaqueu entendeu seu erro, se
arrependeu, foi salvo, restituiu àqueles que tinha prejudicado e decidiu viver
de uma forma radicalmente diferente. Porém na semana seguinte teve que
enfrentar seus problemas, no mês seguinte encarar a vontade de se dar bem a
qualquer custo e no ano seguinte pode olhar pra traz, ver que foi difícil a
caminhada, mas que valeu totalmente a pena.
Sua vida deve ser assim também.
Um passo de cada vez, buscando manter a palavra que você prometera, de uma vida
nova em Cristo. Ele honra a parte d’Ele, ajuda e dá o suporte, mas nós temos
que escolher manter a pegada n’Ele também. E lembre-se da promessa:
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (I Co 10:13)
O Senhor é contigo! Levante a
cabeça e siga adiante. As dificuldades do início da caminhada são notórias, mas
ao olharmos pra traz veremos dia após dia que vale muito a pena servir ao
Senhor!
Uma ótima semana a todos! Que a
força de nosso Pai celestial esteja com todos nós nesses dias.
Abraços!!!
{
