Zaqueu, você e Deus

Marcadores: .
Muitos conhecem a história de Zaqueu, não!? Um homem razoavelmente pequeno, que no dia que Jesus passara por sua cidade, subiu no topo de uma árvore para poder ver a Cristo. Sabemos também que Jesus foi comer com ele e sua presença transformara a vida deste publicano baixinho.

Mas e depois? O que será que aconteceu com Zaqueu? Aquele foi só o primeiro momento. Jesus foi embora e o novo estilo de vida ficou. Como poderia Zaqueu seguir esse modelo de vida honesto e totalmente oposto à forma que vivera anteriormente?

E o endemoniado de Gadara? E o cego de Jericó? E o leproso que voltou? E Pedro, Tiago, João, Zacarias, Nicodemos, José, etc.?

Todos eles tiveram que recomeçar. Se adaptar as novas maneiras.

Não está tudo registrado na Palavra, mas certamente eles tiveram muitas dificuldades depois que o Senhor passou pela vida deles. Foram tentados a fazer tudo aquilo que faziam antes. Assim como Pedro e seus amigos tomaram suas redes outra vez depois da morte de Jesus, Zaqueu pode ter inúmeras oportunidades de enganar seus “clientes” e cobrar mais do que era justo.

O cego de Jericó já não podia mendigar mais, tinha que fazer algo de sua vida. Nicodemos mudou seu conceito de salvação, mas tinha outras dúvidas para sanar. O gadareno ficou com sua família e deixou de ser o louco da cidade, que vivia em cemitérios, enfrentou o preconceito e deixou seus velhos hábitos pra traz.

Quando o Senhor entra nas nossas vidas a mudança não se dá em um dia. A salvação ocorre instantaneamente, ela é imediata, com certeza, mas os costumes devem ser tratados diariamente, para não voltarmos onde paramos.

Zaqueu entendeu seu erro, se arrependeu, foi salvo, restituiu àqueles que tinha prejudicado e decidiu viver de uma forma radicalmente diferente. Porém na semana seguinte teve que enfrentar seus problemas, no mês seguinte encarar a vontade de se dar bem a qualquer custo e no ano seguinte pode olhar pra traz, ver que foi difícil a caminhada, mas que valeu totalmente a pena.

Sua vida deve ser assim também. Um passo de cada vez, buscando manter a palavra que você prometera, de uma vida nova em Cristo. Ele honra a parte d’Ele, ajuda e dá o suporte, mas nós temos que escolher manter a pegada n’Ele também. E lembre-se da promessa:
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (I Co 10:13)
O Senhor é contigo! Levante a cabeça e siga adiante. As dificuldades do início da caminhada são notórias, mas ao olharmos pra traz veremos dia após dia que vale muito a pena servir ao Senhor!

Uma ótima semana a todos! Que a força de nosso Pai celestial esteja com todos nós nesses dias.


Abraços!!!

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST