Impulsos

Marcadores: .
Qual é a primeira coisa que você faz quando chega de uma longa viagem? Mas não de uma viagem pequena, e sim de uma que passe vários dias fora, ou que demore muito o trajeto. Uma que te dê saudades de verdade da sua casa e das suas coisas, mesmo que a viagem tenha sido perfeita. Qual é?

Entrar em casa - alguns brincalhões responderiam. OK. Eliminemos essa ação. Qual é realmente a primeira coisa que você faz? Querem saber o que eu SEMPRE faço? Vou ao banheiro. É instintivo, primitivo, básico. Voltar a sua rotina biológica, tomar um bom banho e respirar o ar da sua casa.

Mas o que isso tem a ver com um ensinamento cristão? – indagam pasmos os leitores desse blog. Tudo! – respondo eu na maior sinceridade.




O tema dessa semana será o Buscar em Primeiro Lugar o Reino de Deus e eu me pus a pensar quais são as coisas que eu faço primeiro durante meu dia, ou quando chego a algum lugar, ou quando planejo qualquer ação minha. E essa foi a coisa mais abissal que minha mente foi capaz de recordar.
Pensar em atitudes cristãs, como orarmos ao acordar, ou antes de dormir, agradecer pelo alimento, clamar a Deus durante uma prova ou ir na igreja no domingo pra poder escutar a palavra de Deus, cara, tudo isso é lindo, mas não é o que Jesus está nos ensinando nesse versículo de Mt 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Só conseguimos fazer algo em primeiro lugar se essa é a coisa que está intrínseca em nosso viver. Nós temos que orar sem cessar, sem importar se àquela hora é a hora de orar, como todos fazem. A oração, o louvor a Deus, o culto ao nome do Senhor, a busca pelas coisas do reino devem estar presentes em qualquer hora da nossa vida.

Viver uma vida de gratidão pelas coisas do Senhor vai muito além que orar pela comida. Viver uma vida de santidade vai muito além de não pecar. Essas coisas devem ser tão naturais quanto o escovar os dentes, ou trocar de roupa ou beber água. E quando isso acontecer as demais coisas nos serão acrescentadas.


Quem ler os versículos dessa passagem do evangelho segundo Mateus verá que Jesus diz pra não nos preocuparmos com o que comeremos ou beberemos, pois isso todos os homens o fazem, mas o fazem porque não estão buscando algo acima disso. O versículo 33 começa com um adjunto adversativo condenando essa prática e nos incita a exercer o que vem logo em seguida, buscar o reino de Deus.

As pessoas comem e bebem para poder viver e isso é errado. Nós devemos viver e, aí sim, poderemos comer e beber e fazer muitas outras coisas. E viver de verdade é viver o reino do Senhor.


E ai, bora viver de verdade?? E da mesma forma que é instantâneo ir ao banheiro, tomar água, dormir ou ligar para o amigo, quando se volta de viagem, tornar implícitas as escolhas voltadas ao Senhor.

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST