Tribunal
Marcadores:
diego.bacon.
Quem já foi em um tribunal, ou já assistiu a um filme de julgamentos, ou talvez acompanhou em noticias, vê que há alguns papéis importantíssimos no recinto. Há obviamente um acusado, um juiz, acusadores e defesa. Mas há outro papel super importante para qualquer julgamento, por mais distinto que seja, que são as testemunhas.
As testemunhas são tão importantes que muitos processos são interrompidos por falta de provas e testemunhas. Elas, pelo menos em tese, são comprometidas com a verdade e seus relatos se baseiam em conduta mediante provas.
Agora, já pararam pra pensar que estamos em constante e intenso julgamento? Que há inúmeras pessoas que nos observam e vêem se nossos atos condizem com nossas palavras? E que não há para onde fugir, pois até no silencio nossa mente nos acusa muitas vezes?
Lendo a carta de III João observamos que o apóstolo fala basicamente sobre o testemunho de algumas pessoas e qual deve ser a conduta correta de vida para não ser condenado por nenhuma acusação.
No versículo 3, João, onde se refere a Gaio, diz:
Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
É muito bom ver frutos na vida de uma pessoa querida. Quando elogiam nossos amigos, família ou alguém que faça parte da nossa vida, nós mesmos nos sentimos elogiados, porque fazemos parte da vida dessa pessoa. É muito real e viva a reação de uma criança a ver seu pai conquistando algo, pois ele diz a todos com muito orgulho: “Esse é MEU pai!”. E nós fazemos isso mesmo que inconscientes, temos orgulho de uma conquista limpa e honesta por parte de um amado nosso.
E o contrário também é verdade, ao analisarmos o relato sobre Diótrefes, nos versículos 9 e 10, percebe-se claramente a indignação de João ao saber que este homem está privando a igreja de receber os contatos dele, proferindo palavras de FALSO testemunho a eles:
9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. 10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
Ser acusado de algo que não se fez é muito doloroso, pois querendo ou não, muitos começam a olhar de outro modo e imaginando que possa ser verdade nos condenam sem fundamentos.
Por isso a questão de testemunho é levada tanto a sério pelo Senhor. Ele mesmo institui um mandamento especifico para isso (Ex 20:16):
Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
Portanto, vivamos de maneira irrepreensível, reta, de caráter, pois é isso que nos livrará dessas falsas acusações quando realmente formos julgados. E lembremos que, por mais que os homens nos acusem, o testemunho real vem do Senhor, o qual testificou sua palavra, de forma plena, quando enviou seu único filho ao mundo para morrer por nossos pecados (Ef 5:25-27 e I Jo 5:9-11). E nos aguardará de braços abertos no juízo final esperando a nossa entrada no seu gozo eterno.
Uma vida com atos de caráter de Cristo fala muito mais que mil relatos sobre o evangelho.
Uma ótima semana a todos. Recomendo fortemente a leitura da terceira carta de João, 15 versículos que falam muito em poucas linhas. (leia aqui)
Deus os abençoe.
{