Tudinho?

Marcadores: .
Essa semana vamos falar de um tema muito complicado. Um tema, o qual, antes de ser exposto deve ser feita uma auto-análise completa. Algo tão profundo que é analisado em um livro inteiro da Bíblia. O livro de Eclesiastes.

É tão intrigante e reflexivo ler este livro que a partir da primeira afirmativa do livro é possível extrair muitas e muitas teses.
“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. (Ec 1:2)
Mas o que será que essa afirmação quer trazer a nós? O que é a vaidade? Será que sou vaidoso?

Hoje em dia o significado de vaidade foi mitigado a busca da beleza ou perfeição na apresentação física do individuo à sociedade. Querer aparecer por algo que trás qualquer tipo de status aparente, como usar roupas da moda, ou ter um super carro, apartamento ou mesmo o mais novo celular ou PC.

Quando vemos alguém que arruma o cabelo de forma “estilosa” e combina isso com a corrente que escolheu em conjunto com a camiseta pólo e um sapatênis, de imediato criamos uma condição para aquela pessoa, trazemos um estereótipo a tona e algumas vezes já julgamos coisas que jamais poderíamos provar.

Isso não é mentira e nem tem como ser, pois o ser humano tem o extinto de analisar tudo a sua volta e querer a atenção para si. Não há um só no mundo que não gostaria que reparassem nele e verdadeiramente o percebesse.

Como assim? – alguém pode dizer – Não concordo, eu não quero que ninguém me veja. Minha existência poderia ser despercebida e eu não ficaria triste. Será mesmo? – contesto eu.

As vezes não percebemos, mas muitos dos que se escondem, se escondem para serem achados.

Vestir-se como um imundo, quando se tem condições de fazer o contrario. Ou colocar roupas escandalosas e dizer que é só pra não ser igual a todo mundo. O fato de fazer um tipo já trás um destaque, independente se positivo ou negativo.

E ainda há outras muitas coisas, como comparar notas do boletim, ver quem joga melhor, querer provar pontos de vista ou maneiras loucas de se fazer algo, como alcançar a língua no nariz ou escrever com o pé. No fundo, são as particularidades que se tornam meios e métodos para trazer os olhos de quem for para nós.

Tudo é vaidade! E é isso que devemos combater. Pois teremos que lidar dia a dia com nossa carne querendo vir a tona. Pois até usar uma camiseta escrita “tudo posso naquele que me fortalece” pode ser vaidade, se você passar essa mensagem como a de um super crente, pois pode estar esquecendo o resto da passagem de Filipenses:
12 Tanto sei estar humilhado como ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4:12-13)
Temos que aprender a viver como Paulo nos ensina, onde o que fizermos reflitamos a graça de Cristo. E não usar como uma desculpa para se mostrar, mas uma vez que o foco esteja em nós, quem deve estar no espelho é o Senhor.

Que essa semana você pare para analisar que tipos de atitudes você tem tomado para provar que é bom ou mal, pior ou melhor, diferente ou igual a todo mundo. E se lembrar que tudo pode ser vaidade e temos que aprender a lhe dar com isso.

Leia e reflita nos complexos pensamentos do Pregador no livro de Eclesiastes. E que Deus nos ajude a brilharmos dia a dia o seu lindo nome!

Um abraço a todos.

Boa semana.

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST