O sonho do oásis

Marcadores: .
Imagine-se vivendo em um grande deserto. Que nasceu lá, que sempre viveu naquele lugar e nunca conheceu pessoalmente uma situação diferente da sua. Já está formado, aqui não entrando em conta a questão física, mas a questão de maturidade e conceitual, o que você sabe fazer e as formas que sabe fazer.

Agora imagine que quando criança você ouviu falar de algo totalmente diferente de todas essas coisas que você vivencia. Alguém narra a história mais mágica que você já ouviu. Sobre um grande espaço verde situado em um longínquo ponto deste deserto. Um lugar que brotam fontes das rochas. Que possuí arvores frondosas em toda parte e que suas frutas são as maiores já vistas. Um paraíso perdido no meio da escassez desértica.

E agora só mais uma coisa. Imagine que pela impressão que isso trouxe para você, fez com que a cada momento da sua vida você sonhasse em um dia encontrar esse ilustrado OÁSIS, mas que por n motivos essa história ficou apenas nos seus sonhos.

Pois existiu uma mulher que viveu essa experiência. O nome dela não está registrado na história, mas sua narrativa é uma das mais espetaculares já vividas.

Essa senhora viveu toda sua vida na região do oriente médio, há cerca de 2000 anos atrás. Numa região bem desértica, mais ou menos onde hoje se situa o Líbano, Jordânia, Israel, chamada região da Samaria.

Lá existem, e sempre existiram, alguns oásis, e por mais desértica a região seja não eram os oásis físicos que geravam os sonhos dela. Seus sonhos vinham da esperança que desde criança ela ouvia que viria um libertador de seu povo. Um homem que seria O redentor.

Porém como a ilustração proposta no começo o sonho ficou na memória dos antepassados e a esperança continuava, mas não se vivia em função a ela.

Uma mulher na sua época não tinha muitas vantagens, pelo contrário, tinha muitas restrições. E dependia totalmente do homem para ser reconhecida. Porém o grande problema dessa mulher é que ela já havia se casado seis vezes, estava agora com mais um cara, mas esse nem era seu marido.

Sua vida era tão desprezível pela sociedade que ela se escondia e fugia ao máximo dos holofotes. Acontece que foi exatamente em uma dessas fugas que ela encontrou aquele a quem todos esperavam há anos.
Ela estava buscando água, num dos piores momentos do dia para se fazer isso, ao pleno sol do meio dia e quando chegou lá um homem lhe pediu água. Isso já foi um impacto tão grande que tudo o que veria em seguida seria mais inesperado ainda.

E dentro das mil estranhezas que a situação apresentou uma se destaca é que esse homem oferece uma água, da qual, se ela tomasse, jamais voltaria a ter sede. Vemos que mesmo a uma alta relutância ela entendeu que “tomar” essa água da vida era solução para a vida seca que ela tinha.

Nisso vemos a primeira mudança, que encontrar o oásis de sua vida, gerou, ela sai da posição de se esconder e corre a anunciar a todos que, aquilo que todos estavam procuravam ela encontrara.

Esse homem era Jesus e Ele deu a mulher samaritana algo que oferece a todos que o buscam: Sair do “deserto” que vivem.

Voltando a imagem que criamos antes de tudo, pense se você não está na mesma situação da mulher samaritana, que apesar de conhecer alguns oásis ainda não encontrou aquele que um dia te contaram o qual mudaria sua vida para sempre.

O deserto é muito mais profundo que apenas físico. Talvez você esteja em alguma fase da vida que não te traga muito descanso e refrigério. Possível que esteja com problemas os quais estão a um ponto tal pior que o sol livre ao meio dia no deserto. Ou então que você fez coisas das que se arrepende de tal forma que te fez perder/afastar pessoas importantes na sua vida.

Não importa o seu deserto o que importa é que existe um oásis que pode resolver todas as pendências que se arrastaram com você. Não importa o quão seca está sua força a ponto de querer desistir de tudo e todos, há uma água que te saciará a ponto de jamais ter sede outra vez.
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (Jo 4:14)
Jesus é a água da vida e, assim como a mulher samaritana percebeu que estava de frente com o maior oásis já visto na terra, você pode experimentar a sensação de viver nesse oásis. Apenas deixe Ele te dar dessa água.

Tenha uma boa semana, que Deus te abençoe.

PS: Acompanhe toda a história da mulher samaritana no capitulo 4º do evangelho de João (aqui).

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST