Entropia e Fé

Marcadores: .
Tá ai uma discussão que jamais terá fim, pelo menos aqui na terra: Como o universo veio a existir? De qual forma? O que havia antes? Além de inúmeras outras questões que podemos levantar concernentes a todo ocorrido no princípio dos tempos.

Existem teorias a fio sobre os fatos dos tempos mais primórdios, e mesmo teorias cristãs não seguem bases profundas a ponto de serem incontestáveis. E é exatamente esse o ponto mais complexo, como defender algo sem que se tenham provas?

Nem uma parte, nem outra têm na mão cartas que possam jogar e terminar o jogo de uma vez. Ambos os lados quanto mais avançam em conhecimento, percebem que o outro lado tem suas verdades (vide o post de ontem da Bruna). Mas e agora José?

Bem, tenho minhas teorias também, e já me disponho para aqueles que queiram discutir minha opinião, me mandem um recado, ou algo que a gente conversa melhor. Entretanto eu gostaria de deixar dois pontos chaves aqui sobre a base de minhas hipóteses.

O primeiro se chama ENTROPIA ("grau de desordem"). Tirando alguns conceitos dos princípios termodinâmicos temos:
1º Princípio: Num sistema isolado a energia total permanece constante.
2º Princípio: Entropia total de um sistema termodinâmico isolado tende a aumentar com o tempo.
Duas importantes consequências disso são que o calor não pode passar naturalmente de um corpo frio a um corpo quente, e que um Moto perpétuo, ou seja, um motor que produza trabalho infinitamente, mas por calor, seja impossível. Resumindo grosseiramente, um sistema em desordem tende a seguir o seu estado ao menos que uma energia externa mude o seu estado.

Isso não exclui o fato de que um sistema possa se transformar em outro, mesmo num sistema de seres viventes. Mas prova que um ser não pode simplesmente desejar ter um novo formato por conta do que está vivendo e seu sucessor obter novas formas mais complexas que as de seu antepassado.

Tudo isso só pode acontecer através de algo que controle o sistema. Imagine a situação. Um quarto bagunçado. Muito bagunçado. De zero a dez, muito bagunçado mesmo. Imagine que você olhe esse quarto, feche a porta, e volte alguns anos depois, sem que ninguém tenha entrado lá. Como o quarto estará? Arrumado? Não muito né?! Porque todo sistema tende a aumentar sua ENTROPIA, e não o contrario.

O segundo fundamento de meus pensamentos, a FÉ! O mundo se desenvolveu e com certeza está muito diferente do que era a eras atrás, assim temos que sim aceitar o fato que essa evolução ocorreu de certa forma, e como bagunça gera bagunça, só haveria a possibilidade de algo muito maior resolver tudo, DEUS!
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. (Hb 11:1)
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. (Jo 1:18)
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (Cl 1:16)
É muito difícil crer em algo que não se vê, que não se pode mensurar, ou descrever precisamente. Sim, é realmente loucura olhar para o nada e dizer há um Deus e ele criou todas as coisas como são. Mas da mesma forma é duro achar que uma bactéria se tornou um homem milhares de anos depois.

Contudo ao olharmos a natureza e sua complexidade e perfeição, a existência de uma “força” sobrenatural é evidente, e isso vai além de força. Deus é perfeito, tudo o que foi feito, por Ele se fez. Tudo!

Esses são dois parâmetros simples e resumidos sobre a maravilha da criação do mundo. E ficarei muito feliz em um dia estar com o autor de todas as coisas e saber como criou essa linda terra para vivermos.

Que Deus te abençoe e guarde teu coração conquanto a isso. Lembre-se, na dúvida Ele está ao seu lado para confortar-te.

Um grande abraço!
fb.com/InfiltradosNoMundo

@infiltradosINM

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST