Apostasia
Marcadores:
diego.bacon.
Uma
das coisas que me deixa mais triste é ver uma pessoa, que teve real contato com
a verdade, abandonar tudo. Por qualquer motivo que seja, talvez por não estar
encontrando coragem suficiente para manter a postura escolhida anteriormente,
ou porque muitas teóricas contradições tenham surgido questionando sua decisão.
Largar
mão por revolta, por preguiça, ou então por pura desistência, não importa o
motivo. É realmente entristecedor saber que alguém preferiu deixar uma grande
promessa de lado, por ter dificuldades de crer nela. E, sim, estou falando do abandono da fé.
Quando
paro para analisar todas as amizades e todos aqueles que já fizeram parte da
minha vida de alguma maneira, vejo que muitos ainda estão na mesma estrada que
escolhi para viver. Uma rota que, humildemente, espero bem estar traçando em
busca da eternidade ao lado de meu Pai. Entretanto, olho muitas vezes para o
lado e vejo que vários deixaram de seguir esse mesmo objetivo.
Alguns
dos quais já chorei e clamei pelo Senhor, lado a lado, hoje vivem uma vida, admitida
por eles mesmos, vazia. Outros que vi anunciando com seus lábios a todos a
grande mudança que Cristo gerou em suas vidas, fazem tudo aquilo e pouco mais
do que diziam ser repugnante e vão.
Há
casos de todos os tipos, porém não importa o que ocorreu de fato, mas sim o
fato de que ocorreu. Algo fez com que deixassem de crer na promessa de salvação
por uma vida nos caminhos do Senhor, e hoje, muitas vezes se sentem ofendidos
quando ouvem falar do amor d’Ele.
Isso
não se passa apenas com aqueles que conheço, ou conheci, mas em todo o mundo
vemos pessoas apostatarem (abandonarem) a fé e seguirem caminhos totalmente
opostos a ela. Ao mesmo tempo em que muitos têm ouvido sobre o doce nome de
Jesus, outros que tiveram reais experiências com Ele, trocam por algumas “moedas
de prata” o presente da salvação.
Paulo
prediz para Timóteo sobre os últimos tempos:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Tm 4:1)
E
isso faz todo o sentido quando vemos as outras profecias se cumprindo nos dias
de hoje. Contudo essa afirmação não foi feita no sentido de nos acomodarmos com
isso, sabendo que vai acontecer de todo o jeito e só temos que aceitar. Muito
pelo contrário, Paulo alerta seu discípulo para manter-se forte, para seguir
aquilo que estava vivendo até o fim, pois valeria a pena.
Cristo
convida seus discípulos da mesma forma a segui-lo até o fim, não importa as consequências
implicadas no fato.
Quando
Jesus pronuncia as seguintes palavras para Pedro, ele advertia seus discípulos,
mais uma vez sobre as dificuldades de se manter centrado na vontade de Deus
Pai.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” (Mt 16:24)
Pedro
ouve o anuncio que Jesus há pouco havia feito dizendo que o filho do homem
teria que ser entregue para morrer por todos, logo se levanta e num ímpeto humano
carnal proclama palavras contrárias a esse plano “maluco” de Jesus. Ele não
entendia porque tinha que ser assim, porque ele desistira de tudo para depois
ainda ter que deixar matarem seu Cristo. Seria mais fácil nunca ter seguido o
Mestre, assim não teria que se esconder das mesmas pessoas que matariam Jesus.
Isso
é o que se passa hoje também. No momento em ter que morrer para tudo de uma vez
por todas, na hora de ir ao fogo para queimar tudo, tudo, o que resta de mal, o
instinto nos desencoraja, nos desmotiva a seguir o caminho para Jerusalém, o
caminho da cruz.
Contudo
a resposta de Jesus vem enfática e direta para Pedro – “Afasta-te de mim,
Satanás!” (Mt 16:23a) – seguindo com o verso acima já dito.
Para
alcançarmos a promessa é necessário jamais sair do caminho para Jerusalém. Não
foi fácil para Ele, quanto mais para nós será. Porém, assim como a vitória do
Senhor veio, nossa recompensa virá. Valerá a pena. De fato, já vale a pena!
Não
desista, não apostate de alguém que nunca, jamais, te abandonou. Lembre-se do
que o salmista diz:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois o Senhor está comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl 23:4)
Seja
firme e ajude aqueles que têm tido duvidas e dificuldades para seguir essa
caminhada. Assim todos poderemos, um dia, dar glórias a Deus, e viver a
verdadeira alegria por todo o sempre.
Tenha
uma ótima semana, que o Senhor nos guarde.
Abraços!
![]() |
| fb.com/InfiltradosNoMundo |
![]() |
| @infiltradosINM |
{

