Apostasia

Marcadores: .

Uma das coisas que me deixa mais triste é ver uma pessoa, que teve real contato com a verdade, abandonar tudo. Por qualquer motivo que seja, talvez por não estar encontrando coragem suficiente para manter a postura escolhida anteriormente, ou porque muitas teóricas contradições tenham surgido questionando sua decisão.

Largar mão por revolta, por preguiça, ou então por pura desistência, não importa o motivo. É realmente entristecedor saber que alguém preferiu deixar uma grande promessa de lado, por ter dificuldades de crer nela. E, sim, estou falando do abandono da fé.


Quando paro para analisar todas as amizades e todos aqueles que já fizeram parte da minha vida de alguma maneira, vejo que muitos ainda estão na mesma estrada que escolhi para viver. Uma rota que, humildemente, espero bem estar traçando em busca da eternidade ao lado de meu Pai. Entretanto, olho muitas vezes para o lado e vejo que vários deixaram de seguir esse mesmo objetivo.

Alguns dos quais já chorei e clamei pelo Senhor, lado a lado, hoje vivem uma vida, admitida por eles mesmos, vazia. Outros que vi anunciando com seus lábios a todos a grande mudança que Cristo gerou em suas vidas, fazem tudo aquilo e pouco mais do que diziam ser repugnante e vão.

Há casos de todos os tipos, porém não importa o que ocorreu de fato, mas sim o fato de que ocorreu. Algo fez com que deixassem de crer na promessa de salvação por uma vida nos caminhos do Senhor, e hoje, muitas vezes se sentem ofendidos quando ouvem falar do amor d’Ele.

Isso não se passa apenas com aqueles que conheço, ou conheci, mas em todo o mundo vemos pessoas apostatarem (abandonarem) a fé e seguirem caminhos totalmente opostos a ela. Ao mesmo tempo em que muitos têm ouvido sobre o doce nome de Jesus, outros que tiveram reais experiências com Ele, trocam por algumas “moedas de prata” o presente da salvação.

Paulo prediz para Timóteo sobre os últimos tempos:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Tm 4:1)
E isso faz todo o sentido quando vemos as outras profecias se cumprindo nos dias de hoje. Contudo essa afirmação não foi feita no sentido de nos acomodarmos com isso, sabendo que vai acontecer de todo o jeito e só temos que aceitar. Muito pelo contrário, Paulo alerta seu discípulo para manter-se forte, para seguir aquilo que estava vivendo até o fim, pois valeria a pena.

Cristo convida seus discípulos da mesma forma a segui-lo até o fim, não importa as consequências implicadas no fato.

Quando Jesus pronuncia as seguintes palavras para Pedro, ele advertia seus discípulos, mais uma vez sobre as dificuldades de se manter centrado na vontade de Deus Pai.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” (Mt 16:24)
Pedro ouve o anuncio que Jesus há pouco havia feito dizendo que o filho do homem teria que ser entregue para morrer por todos, logo se levanta e num ímpeto humano carnal proclama palavras contrárias a esse plano “maluco” de Jesus. Ele não entendia porque tinha que ser assim, porque ele desistira de tudo para depois ainda ter que deixar matarem seu Cristo. Seria mais fácil nunca ter seguido o Mestre, assim não teria que se esconder das mesmas pessoas que matariam Jesus.

Isso é o que se passa hoje também. No momento em ter que morrer para tudo de uma vez por todas, na hora de ir ao fogo para queimar tudo, tudo, o que resta de mal, o instinto nos desencoraja, nos desmotiva a seguir o caminho para Jerusalém, o caminho da cruz.

Contudo a resposta de Jesus vem enfática e direta para Pedro – “Afasta-te de mim, Satanás!” (Mt 16:23a) – seguindo com o verso acima já dito.

Para alcançarmos a promessa é necessário jamais sair do caminho para Jerusalém. Não foi fácil para Ele, quanto mais para nós será. Porém, assim como a vitória do Senhor veio, nossa recompensa virá. Valerá a pena. De fato, já vale a pena!

Não desista, não apostate de alguém que nunca, jamais, te abandonou. Lembre-se do que o salmista diz:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois o Senhor está comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl 23:4)
Seja firme e ajude aqueles que têm tido duvidas e dificuldades para seguir essa caminhada. Assim todos poderemos, um dia, dar glórias a Deus, e viver a verdadeira alegria por todo o sempre.

Tenha uma ótima semana, que o Senhor nos guarde.
Abraços!
fb.com/InfiltradosNoMundo

@infiltradosINM

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST