O peixe obediente e o profeta desobediente

Marcadores: .

Existe um louvor bem conhecido que diz: ”A obra do Senhor/ Ninguém pode parar” - a história do profeta Jonas se encaixa perfeitamente nesta canção.
Jonas estava determinado a descumprir a ordem de Deus, mas Deus estava completamente certo em fazê-lo cumprir.
Fugindo do Onipresente, Jonas comprou uma passagem e embarcou no navio que ia para Társis. Aconteceu que uma grande tempestade no mar apavorou a todos os marinheiros, pois o navio estava a ponto de quebrar. Os marinheiros clamavam aos seus deuses e jogavam no mar todas as cargas, para diminuir o peso da embarcação.



Enquanto tudo isso acontecia, Jonas estava dormindo profundamente no porão. O comandante acordou-o e pediu para que clamasse ao seu Deus, para que eles não perecessem.
A tripulação começa a lançar a sorte para saberem por causa de quem sobreveio todo aquele mal. A sorte (culpa) caiu sobre Jonas, eles o interrogam para saber o motivo de estar acontecendo tudo aquilo. Jonas admitiu que estava fugindo para não cumprir  aquilo que Deus o havia ordenado fazer.

Os homens tentaram ao máximo não lançar Jonas em alto mar, mas quanto mais remavam, mas o mar se enfurecia. Quando reconheceram que nada poderia ser feito por eles mesmos, oraram ao Senhor e lançaram Jonas ao mar. Então a tempestade cessa e eles adoram a Deus, ao Deus que conheceram por causa da fuga de Jonas.
        Mas, e Jonas? O que acontece com ele após ter sido lançado para fora do navio durante aquela tempestade?

"Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe." (Jonas 1:17)
          Deus preparou um peixe para engolir Jonas! Enquanto o profeta desobedecia a ordem de Deus, o peixe cumpria com o Seu propósito, e a obra não pára...
Jonas passou três dias entre as entranhas do peixe e de lá clamou a Deus. Penso que Jonas saiu do ventre do peixe muito cansado (não deve ser nada confortável passar um longo período nessas condições), mas foi até a cidade.
Retomando a canção descrita no primeiro parágrafo, nada poderá parar a obra de Deus. Como cristãos somos flechas apontadas pelo arqueiro para o alvo que é a expansão do Reino do Senhor na terra. Para que a flecha não de desvie da sua rota, ela deve estar completamente nas mãos daquele que está lançando-a, não deve haver nenhum peso nela.
Temos um compromisso com a obra do Senhor. Em nosso coração não deve existir oposições à obra, por isso devemos nos render diante de Deus e pedir para que Ele nos sonde no íntimo.
Que possamos ser cooperadores do Rei, e estarmos de coração na obra.
Que Jesus nos ajude!
Uma feliz semana a todos.

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST