O peixe obediente e o profeta desobediente
Marcadores:
Paulo (Brother) Junior.
Existe um louvor bem conhecido que
diz: ”A obra do Senhor/ Ninguém pode parar” - a história do profeta Jonas se
encaixa perfeitamente nesta canção.
Jonas estava determinado a
descumprir a ordem de Deus, mas Deus estava completamente certo em fazê-lo cumprir.
Fugindo do Onipresente, Jonas
comprou uma passagem e embarcou no navio que ia para Társis. Aconteceu que uma
grande tempestade no mar apavorou a todos os marinheiros, pois o navio estava a
ponto de quebrar. Os marinheiros clamavam aos seus deuses e jogavam no mar
todas as cargas, para diminuir o peso da embarcação.
Enquanto tudo isso acontecia, Jonas estava dormindo profundamente no porão. O comandante acordou-o e pediu para que clamasse ao seu Deus, para que eles não perecessem.
A tripulação começa a lançar a
sorte para saberem por causa de quem sobreveio todo aquele mal. A sorte (culpa)
caiu sobre Jonas, eles o interrogam para saber o motivo de estar acontecendo
tudo aquilo. Jonas admitiu que estava fugindo para não cumprir aquilo que Deus o havia ordenado fazer.
Os homens tentaram ao máximo não lançar Jonas em alto mar, mas quanto mais remavam, mas o mar se enfurecia. Quando reconheceram que nada poderia ser feito por eles mesmos, oraram ao Senhor e lançaram Jonas ao mar. Então a tempestade cessa e eles adoram a Deus, ao Deus que conheceram por causa da fuga de Jonas.
Mas, e
Jonas? O que acontece com ele após ter sido lançado para fora do navio durante
aquela tempestade?
Deus preparou um peixe para engolir Jonas! Enquanto
o profeta desobedecia a ordem de Deus, o peixe cumpria com o Seu propósito, e a
obra não pára...
"Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe." (Jonas 1:17)
Jonas passou três dias entre as
entranhas do peixe e de lá clamou a Deus. Penso que Jonas saiu do ventre do
peixe muito cansado (não deve ser nada confortável passar um longo período
nessas condições), mas foi até a cidade.
Retomando a canção descrita no
primeiro parágrafo, nada poderá parar a obra de Deus. Como cristãos somos
flechas apontadas pelo arqueiro para o alvo que é a expansão do Reino do Senhor
na terra. Para que a flecha não de desvie da sua rota, ela deve estar
completamente nas mãos daquele que está lançando-a, não deve haver nenhum peso
nela.
Temos um compromisso com a obra
do Senhor. Em nosso coração não deve existir oposições à obra, por isso devemos
nos render diante de Deus e pedir para que Ele nos sonde no íntimo.
Que possamos ser cooperadores do
Rei, e estarmos de coração na obra.
Que Jesus nos ajude!
Uma feliz semana a todos.
{
