Só que não
Marcadores:
diego.bacon.
Existe uma frase que está em moda
hoje em dia, onde a pessoa conta um fato, afirma algo, e logo lança mão dessa
pequena sentença, contradizendo completamente o que acabara de dizer. Mas que
frase é essa? Voilà: “só que não”.
Um exemplo para aqueles que nunca
ouviram essa frase em emprego é o seguinte. Imagine um dia de calor intenso, a
pessoa vai relatar isso e fala para seu ouvinte: -“Está muito frio hoje! Só que
não”. Ou então alguém contando como foi a prova que tinha feito diz: “A prova
foi super fácil. Só que não”.
E existe uma pessoa na Bíblia que
usou por diversos momentos tais palavras, não as proferindo, mas realmente
mudando o sentido do que estava fazendo, essa pessoa é Jonas.
Jonas recebera uma missão:
“Certo dia o Senhor Deus disse a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Apronta-te, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos”. (Jn 1:1-2)
Sua meta era clara, ir até uma
cidade chamada Nínive e falar que tudo o que eles estavam fazendo era errado e
que Deus iria castigá-los por isso. Nada mais, nada menos.
No versículo seguinte vemos a
atitude de Jonas:
“Jonas se aprontou (...)” (Jn 1:13a)
SÓ QUE NÃO!!!
“Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Senhor”. (Jn 1:13)
Ele se arrumou, estava tudo certo
para ir, estava com vontade de ir. Só que não. Aí fugiu.
Jonas era um profeta do Senhor.
Ele com certeza já havia tido momentos de cumprir seu chamado como um profeta e
falava coisas boas ao povo. Afinal o Senhor fala diretamente com ele.
Mesmo assim ele fugiu. Ele tentou
enganar a Deus, ele se apronta de fato, mas foge para outra direção. Mal lembrava,
ele, que o Senhor sabia de tudo o que ele estava fazendo, somente se alto
enganava.
Nós fazemos isso o tempo todo.
Agimos como se fossemos cumprir algo passado, mas só que não. Por muitas vezes
apenas começamos a tarefa, para que nos vejam fazendo aquilo, porém logo
paramos e deixamos o que tínhamos que fazer de lado.
Tomamos direções opostas, fugimos
da responsabilidade, da tarefa árdua, do real comprometimento. Escolhemos
caminhos fáceis e cômodos.
Jonas se dispôs a ir para Nínive,
só que não. Nós nos dispomos, durante uma ministração, a falar para as pessoas
do nosso convívio diário do que Deus tem para fazer na vida deles, só que não
também.
Desculpas, desculpas, desculpas.
É o máximo que chega a nossa boca para justificar alguma decisão de não fazer
aquilo que fora passado.
É fácil se dispor a ser um
profeta no meio de um convívio fácil e cômodo. Mas, na hora que as coisas
apertam, poucos têm coragem de ir aonde realmente devemos ir.
Não viva uma vida de “só que não’s”.
Quando a direção é dada, cumpra. Seja verdadeiro, a Deus ninguém engana, então,
não se engane a si mesmo.
Que o Senhor nos guarde de todo
desanimo, toda descrença e críticas, para cumprir o nosso chamado.
E lembre-se que Jonas sofreu as
consequências dessa ‘fuguinha’, mas isso nós veremos no decorrer da semana, com
a continuação do estudo sobre o livro de Jonas, não perca.
Abraços, Deus abençoe a todos.
{