I’m so Sorry
Marcadores:
Bruna_Marques.
Eu acho engraçado como uma única palavra pode ter conotações
tão diferentes. A palavra “desculpa” é uma delas. Sim ela sempre vai ter o
mesmo significado. Mas, toda via, entretanto tudo pode ser diferente de acordo
com o coração que usa ela.
Geralmente a desculpa vem acompanhada de arrependimento, uma
absolvição. Mas essa mesma palavra pode ser um pretexto e mais comum uma
justificativa pela culpa. E isso é a coisa que eu acho mais interessante.
O tema dessa semana saiu da história de Saul e Samuel. Se
você ainda não leu corre agora leia I Samuel 15 e depois volte aqui.
Tudo acontece, pois, Saul oferece um sacrifício indevido a
Deus, descumprindo uma ordem de Deus. Mas o que acontece verdadeiramente que
ele usa isso como uma desculpa, um pretexto, uma justificativa para o erro que
tinha cometido, em vez de pedir a desculpa como arrependimento após desobedecer
uma ordem de Deus. E é bem nesse momento que diante de Deus Ele deixa de ser
Rei de Israel.
Outra coisa muito interessante que vejo nesse texto é que
sempre vai ocorrer sacrifício, pois, muitas vezes a sua obediência, vai te
levar a sacrificar algo que você gostaria de fazer ou ter.
E mais uma vez tudo está na forma como você está agindo.
Se Saul tivesse obedecido ele o sacrifício ainda estaria
acontecendo, mas o sacrifício da sua vontade. Mas sabe qual a maior diferença
desse sacrifício? Se ele tivesse acontecido Saul continuaria sendo Rei de
Israel, o que ele foi apenas pelo respeito que Davi tinha por ele.
A Bíblia “A Mensagem” traz isso de uma forma muito
interessante:
Você acha que o Eterno quer apenas sacrifícios, meros rituais externos?
Ele quer que você o Escute! I Sm 15:22a
Uma coisa você precisa entender, o sacrifício sempre vai
acontecer, mas para que nem tome a sua coroa, que ele aconteça sempre de acordo
com a vontade de Deus.
{
