Chamando a Atenção
Marcadores:
diego.bacon.
O que chama a sua atenção? O que
prende seus olhos, mesmo que por alguns instantes, e deixa uma marca registrada
em sua memória? Quantas coisas você vê como desnecessárias ou repugnantes, mas
que de alguma forma ficam na sua cabeça e não saem de jeito nenhum?
A cabeça do homem funciona de uma
forma incrível, tudo o que ele vê é colocado para dentro de seu “disco rígido”,
ou, melhor dizendo, sua memória. Algumas coisas são armazenadas e não fazem
ligações nenhuma dentro de nossos pensamentos, mas há outras que ponteiros de
memória apontam para essas informações e não se apagam facilmente.
Mas o pior de tudo isso é que não
temos uma capacidade clara de decidir pra onde nossas conexões cerebrais vão
apontar. Tudo o que vemos entra e a maravilhosa cachola humana faz seu trabalho
lá dentro. Mesmo com muito esforço mental existem coisas que inevitavelmente queríamos
lembrar e não lembramos e outras que queríamos esquecer e não se apagam
facilmente.
Só há um método realmente eficaz
de construir uma memória mais agradável e menos poluída de informações
irrelevantes: a seleção.
Antes de explicarmos melhor esse
método, responda se souber: Você sabe quem inventou o “outdoor”? Nem imagina? E se contássemos que esse mecanismo incrível
de chamar a atenção foi uma estratégia dada por Deus a Habacuque.
“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”. (Hb 2:2)
O Senhor queria passar uma
mensagem ao povo e a enviou a Habacuque. Mas para divulgar de uma forma ampla, propôs
algo interessante a ele. Escrever em letras garrafais em uma série de tábuas e
dispô-las de forma que todos pudessem ver de longe, mesmo aquele que passasse
correndo por ali. E isso foi há uns 2500 anos atrás.
Hoje as tábuas evoluíram. Elas se
tornaram anúncios mais rebuscados, mas com a mesma função, prender a atenção
por míseros instantes de seu público alvo e deixar registrada a mensagem. E
elas saíram de um registro externo e passaram para a forma compacta e que seja
passível de entrar na casa de cada indivíduo.
Criou-se os flyers, os panfletos,
as propagandas em jornais, revistas. Logo mais entraram em um mundo eletrônico
e passaram a ser televisionadas, depois mais digitalmente, se propagaram pela
maior rede de conexões conhecida pelo homem, a internet.
Mas não é apenas em forma
explicita que suas mensagens são introduzidas ao homem, existem também aquelas
que estão no meio de notícias, filmes, programas de TV e etc., são essas as
mais sutis e que evoluíram mais ainda, ao longo do tempo.
Elas chamam nossa atenção,
prendem nossos olhos, por segundos, mesmo sem sabermos elas entram de forma
capciosa em nossa mente. Umas apenas anunciando produtos, tendências e
costumes, outras, mais profundas, tentam vender uma ideologia própria, um
pensamento compacto e condicionado a certo tipo de valores e princípios.
Contudo isso não é novidade para
ninguém, todos estão “carecas de saber”
que existem lavagens sendo vendidas como manjares todo o tempo para nós. Mas
mesmo assim não paramos de ver ou de deixar entrar esse tipo de informação em
nossas mentes. Por exemplo, ligamos a TV e deixamos nossa cabeça como um balde
vazio e todo tipo de coisa vai entrando nele até dizer chega.
E como já falamos, só há um
método de prevenir, que informações desnecessárias entrem nesse balde mental.
Algo que sabemos o que é, porém temos preguiça ou desencanamos de fazê-lo, a
seleção.
Escolher o que se vê, mudar de
canal, fechar a página da internet, nem abrir algumas outras, mudar de música,
trocar aquela mesma rotina diária de lixo eletrônico, por informações profundas
ou de contudo mais fino. Ler um livro, escrever, sair, abrir a mente. Até mesmo
olhar novos canais e sair do pacotão vendido pelas grandes redes de informação.
Existem coisas muito boas na TV
ou na internet, informações de peso sendo expostas e conteúdos que agregam
valor a nós. Não é necessário se alienar para ter uma vida mais saudável, mas,
da mesma maneira que você pode escolher o que vai comer ou não, escolha o que
vai ver, ler ou tomar como parâmetros para sua vida e escolha com qualidade!
Deus conhece o homem, por isso
disse para Habacuque agir daquela maneira para falar com o povo. Porém, há outro
alguém que nos conhece muito bem, o diabo, e como ele não é criativo, ele usa
formas boas, as distorce e tenta jogar sua mentira para cima de cada um de nós.
Desafie-se a selecionar melhor o
que você estará vendo nos próximos dias, veja se escolhendo bem sua mente não
ficará melhor ou mais limpa que nunca. Sempre vai haver alguém tacando lixo em
seu cesto mental, mas quanto mais coisas de qualidade houver ali, menos espaço
haverá para o que não tem valor algum.
Que o Senhor nos livre de más
influências, principalmente daquelas que nós podemos escolher se queremos ou
não em nossas vidas, pois são essas que tentamos ser fortes para resistir e
acabamos cedendo com mais facilidade.
Uma ótima semana a todos! Deus os
abençoe!
Abraços!!!
{

