Chamando a Atenção

Marcadores: .
O que chama a sua atenção? O que prende seus olhos, mesmo que por alguns instantes, e deixa uma marca registrada em sua memória? Quantas coisas você vê como desnecessárias ou repugnantes, mas que de alguma forma ficam na sua cabeça e não saem de jeito nenhum?

A cabeça do homem funciona de uma forma incrível, tudo o que ele vê é colocado para dentro de seu “disco rígido”, ou, melhor dizendo, sua memória. Algumas coisas são armazenadas e não fazem ligações nenhuma dentro de nossos pensamentos, mas há outras que ponteiros de memória apontam para essas informações e não se apagam facilmente.

Mas o pior de tudo isso é que não temos uma capacidade clara de decidir pra onde nossas conexões cerebrais vão apontar. Tudo o que vemos entra e a maravilhosa cachola humana faz seu trabalho lá dentro. Mesmo com muito esforço mental existem coisas que inevitavelmente queríamos lembrar e não lembramos e outras que queríamos esquecer e não se apagam facilmente.

Só há um método realmente eficaz de construir uma memória mais agradável e menos poluída de informações irrelevantes: a seleção.

Antes de explicarmos melhor esse método, responda se souber: Você sabe quem inventou o “outdoor”? Nem imagina? E se contássemos que esse mecanismo incrível de chamar a atenção foi uma estratégia dada por Deus a Habacuque.
“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”. (Hb 2:2)
O Senhor queria passar uma mensagem ao povo e a enviou a Habacuque. Mas para divulgar de uma forma ampla, propôs algo interessante a ele. Escrever em letras garrafais em uma série de tábuas e dispô-las de forma que todos pudessem ver de longe, mesmo aquele que passasse correndo por ali. E isso foi há uns 2500 anos atrás.

Hoje as tábuas evoluíram. Elas se tornaram anúncios mais rebuscados, mas com a mesma função, prender a atenção por míseros instantes de seu público alvo e deixar registrada a mensagem. E elas saíram de um registro externo e passaram para a forma compacta e que seja passível de entrar na casa de cada indivíduo.

Criou-se os flyers, os panfletos, as propagandas em jornais, revistas. Logo mais entraram em um mundo eletrônico e passaram a ser televisionadas, depois mais digitalmente, se propagaram pela maior rede de conexões conhecida pelo homem, a internet.

Mas não é apenas em forma explicita que suas mensagens são introduzidas ao homem, existem também aquelas que estão no meio de notícias, filmes, programas de TV e etc., são essas as mais sutis e que evoluíram mais ainda, ao longo do tempo.

Elas chamam nossa atenção, prendem nossos olhos, por segundos, mesmo sem sabermos elas entram de forma capciosa em nossa mente. Umas apenas anunciando produtos, tendências e costumes, outras, mais profundas, tentam vender uma ideologia própria, um pensamento compacto e condicionado a certo tipo de valores e princípios.

Contudo isso não é novidade para ninguém, todos estão “carecas de saber” que existem lavagens sendo vendidas como manjares todo o tempo para nós. Mas mesmo assim não paramos de ver ou de deixar entrar esse tipo de informação em nossas mentes. Por exemplo, ligamos a TV e deixamos nossa cabeça como um balde vazio e todo tipo de coisa vai entrando nele até dizer chega.

E como já falamos, só há um método de prevenir, que informações desnecessárias entrem nesse balde mental. Algo que sabemos o que é, porém temos preguiça ou desencanamos de fazê-lo, a seleção.

Escolher o que se vê, mudar de canal, fechar a página da internet, nem abrir algumas outras, mudar de música, trocar aquela mesma rotina diária de lixo eletrônico, por informações profundas ou de contudo mais fino. Ler um livro, escrever, sair, abrir a mente. Até mesmo olhar novos canais e sair do pacotão vendido pelas grandes redes de informação.

Existem coisas muito boas na TV ou na internet, informações de peso sendo expostas e conteúdos que agregam valor a nós. Não é necessário se alienar para ter uma vida mais saudável, mas, da mesma maneira que você pode escolher o que vai comer ou não, escolha o que vai ver, ler ou tomar como parâmetros para sua vida e escolha com qualidade!

Deus conhece o homem, por isso disse para Habacuque agir daquela maneira para falar com o povo. Porém, há outro alguém que nos conhece muito bem, o diabo, e como ele não é criativo, ele usa formas boas, as distorce e tenta jogar sua mentira para cima de cada um de nós.

Desafie-se a selecionar melhor o que você estará vendo nos próximos dias, veja se escolhendo bem sua mente não ficará melhor ou mais limpa que nunca. Sempre vai haver alguém tacando lixo em seu cesto mental, mas quanto mais coisas de qualidade houver ali, menos espaço haverá para o que não tem valor algum.

Que o Senhor nos livre de más influências, principalmente daquelas que nós podemos escolher se queremos ou não em nossas vidas, pois são essas que tentamos ser fortes para resistir e acabamos cedendo com mais facilidade.

Uma ótima semana a todos! Deus os abençoe!

Abraços!!!

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST