O quarto dia

Marcadores: .
Esse provavelmente foi o dia mais debatido da criação. Chegamos ao nosso quarto devocional de hoje e assim, ao quarto dia da criação. Como devemos entender alguns pontos da criação frente à maneira com que nós entendemos hoje o mundo físico?
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto." (Gênesis 1:14-19)

Deus estabeleceu que o sol, a lua e as estrelas estariam no céu para separar o dia, a noite, para separas as estações e dividir dias e anos, além claro, de iluminar a Terra. O que muita gente se pergunta é que o sol foi criado no quarto dia, como os "ciclos diários" surgiram nos três primeiros dias? Ou, se o sol já existia, o que aconteceu no quarto dia?

A incerteza existe porque há diversas explicações possíveis. A primeira possibilidade e a de que o sol teria sido criado no quarto dia mesmo e, nos outros três dias, a luz veio da própria presença de Deus, ou de uma outra fonte, como uma estrela supernova. Outra possibilidade é de que o Sol e a lua já tinham sido criadas mas suas atribuições só foram definidas naquele momento.

Há ainda a possibilidade de que o Sol já existisse mas estivesse obscurecido por nuvens ou poeira vulcânica e não fosse totalmente visível até o quarto dia. Isso é muito parecido com o que acontece com Vênus nos dias de hoje.

Com os textos da Bíblia que temos não temos certeza de nenhuma das interpretações, e nenhuma delas pode ser excluída como possibilidade. Mas devemos lembrar que nosso entendimento é limitado e a sabedoria de Deus, infinita. Se ainda temos muitas descobertas científicas a serem realizadas, há detalhes sobre tudo isso que ainda não sabemos e não entendemos! Glória a Deus por Seu poder e grandiosidade!

Boa semana pra todos!
Deus abençoe

Siga-nos

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST