Sê Forte!
Marcadores:
diego.bacon.
Poderia ser mais um episódio de
Vídeos Incríveis, um capitulo de Globo Repórter, uma manchete de um jornal
sensacionalista. Correriam vídeos e vídeos pelo YouTube ou posts no Facebook, todos tentando explicar o que acontecera ali.
Muitos diriam que foi armação,
outros explicariam pela sombra da bandeira que não flamulava, que nada disso
aconteceu. Edição, mentira, montagem, inúmeras pessoas desconversariam, mas
todas esses ficariam abismadas pois de fato aconteceu.
Após um longo grito e umas voltas
ao redor delas, as muralhas caíram!
O povo de Jericó foi dizimado,
com exceção de uma prostituta e sua casa (Js 6:22-23), não houve dó nem piedade para com os
demais. Era a conquista de um sonho para os Israelitas, que após anos de
servidão, chegaram a uma terra misteriosa, onde os cachos de uva tinham que ser
carregados por dois homens, onde havia gigantes e era conhecida por uma terra
que manava leite e mel.
Poucos dias atrás o povo se vira
encurralado atrás de um novo rio, o Jordão. Com uma memória realmente nada admirável,
desanimaram, pois a cidade estava para além das fortes correntes que ali
passavam.
Sem se esquecer da promessa
divina, Josué e Calebe, dois homens que olhavam além das circunstâncias, guiaram
o povo através do rio, também de forma extasiante. O símbolo da presença de
Deus, a Arca da Aliança, foi conduzido até o centro do rio e as águas pararam.
Homens e mulheres, animais e tudo o que tinham, passaram intactos, mais uma
vez, por um temeroso rio.
Mais a frente o povo viu as
muralhas, lembraram-se daqueles que diziam ser impossível derrotar os gigantes
de Jericó, e, novamente, se abateram com outro obstáculo. Mas, tudo isso
aconteceu, para que ninguém dissesse que foi através de mãos humanas, que a
terra prometida fora conquistada.
O Senhor deu novas instruções a
Josué, dar uma volta ao redor da cidade, em absoluto silêncio, apenas ao som de
sete buzinas, e voltar ao acampamento. No dia seguinte, as mesmas instruções. E
no outro e no outro, até o sexto dia.
No sétimo dia de peregrinação,
tanto o povo de Jericó não entendia o que eram aqueles poucos israelitas que
davam voltas ao redor de suas fortes muralhas, nem também os israelitas
entendiam o plano mirabolante de Deus, apenas seguiam, pela fé, suas
instruções. Mas naquele dia o jogo mudaria de lado.
Novas regras foram colocadas
naquele dia. Seriam sete voltas ao invés de uma. No lugar do silêncio, vieram
os brados de conquista, na última volta apenas. E o povo viria, assim, quão
poderoso é o Senhor dos Exércitos.
“Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade”. (Js 6:20)
A vitória foi completa, a fama de
Josué correu a terra (Js 6:27), Deus era com ele. Tudo porque ele teve fé, pois
crera na palavra que, lá atrás, Deus lhe havia dado, para ele ser forte e
corajoso, acreditar no Seu poder e entregar-se nas mãos d’Ele.
Os muros caíram perante o maravilhoso
poder do Deus Altíssimo e ainda caem, basta apenas deixar que Ele guie nossos
passos e deixar acontecer segundo Sua boa vontade.
Nosso desafio para hoje:
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. (Js 1:9)
Uma boa semana a todos!
Abraços!!
{